07/02/2023 - Vereador Raizer tem moção de proteção à mulher aprovada

por Tatiane Souza última modificação 07/02/2023 17h49
07/02/2023 - Vereador Raizer tem moção de proteção à mulher aprovada

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A Câmara Municipal aprovou na última segunda-feira, 6, uma moção de aplauso e reconhecimento à Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP/RS) pelo projeto "Monitoramento do Agressor", que começou a ser implementado no final de janeiro. A proposição também solicitou que Novo Hamburgo seja uma das cidades contempladas pela iniciativa, já que inicialmente apenas Porto Alegre e Canoas contam com a medida de proteção. 

Segundo o parlamentar, mesmo com uma pequena queda nos índices de violência em 2022, a assistência à mulher hamburguense deve continuar sendo pensada. "Nós, como poder legislativo municipal, não apenas torcemos para o sucesso do projeto como também desejamos que nosso município seja contemplado com tal medida preventiva", disse Raizer.

Com base nos indicadores de violência contra mulher, divulgados pela própria SSP/RS, Novo Hamburgo registrou dois casos de feminicídio consumado, 11 casos de feminicídio tentado, 50 estupros, 287 registros de lesão corporal e 562 ameaças em 2022. "Temos que ter cuidado e considerar uma margem de subnotificação, já que muitas mulheres têm medo de denunciar por diversos motivos", explicou o vereador em seu discurso.

O que é o projeto?

O projeto "Monitoramento do Agressor" busca evitar novos casos de feminicídio, prevendo o uso de tornozeleiras eletrônicas para rastrear os passos dos agressores. Para isso, a solução foi pensada com dois equipamentos que permitem identificar a localização das duas partes envolvidas: uma tornozeleira eletrônica para o agressor, e um telefone com um aplicativo instalado para a vítima, dedicado exclusivamente para essa finalidade. 

A moção agora segue os trâmites regimentais e será encaminhada ao secretário de Segurança Pública Sandro Caron de Moraes.

Texto: Bruna Bernardo, estudante de jornalismo da Universidade Feeavele.