06/02/2018 - Vereador Nor Boeno contribui para estudo sobre vulnerabilidade social na Vila Iguaçu

por Luís Francisco Caselani última modificação 06/02/2018 16h36
06/02/2018 - Vereador Nor Boeno contribui para estudo sobre vulnerabilidade social na Vila Iguaçu

Foto: Patrícia Pedrozo/CMNH

Vulnerabilidade social foi a pauta da entrevista feita com o vereador Nor Boeno (PT) por estudantes do curso de aperfeiçoamento Pobreza, Educação e Desigualdade Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As pesquisadoras estiveram no gabinete do parlamentar esta semana para saber o ponto de vista do vereador em relação ao assunto.

Para a pedagoga Vanessa Fernandes, a proposta do curso é contribuir para a educação. “Para podermos ajudar, nós precisamos entender, saber mais sobre o assunto”, explicou. “Por isso, nós também estamos conversando com pessoas que moram próximo à Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Valéria e à Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves para saber qual é a opinião deles sobre o assunto”, complementou, referindo-se a instituições de ensino de Canudos.

O motivo pelo qual decidiram trocar ideias com o parlamentar sobre o tema, segundo Josiane Canabarro, estudante de biologia e participante do curso, foi pelo fato de Nor Boeno, além de ser uma autoridade municipal, ser um líder comunitário reconhecido na Vila Iguaçu, onde mora e onde Josiane trabalha.

Por ter contato com a comunidade diariamente e ter acompanhado o desenvolvimento e a urbanização da localidade, Nor Boeno respondeu questões relacionadas à infraestrutura e ao meio ambiente na Vila Iguaçu.

“Eu, que moro há mais de 30 anos na Iguaçu, vi pessoas chegando de outras cidades do estado em busca de trabalho e oportunidades. Quando chegavam aqui, construíam suas casas no improviso”, relembrou. “Comparando aquela época com a de agora, percebo que o avanço foi grande, tanto em relação ao aumento do padrão e da qualidade de vida quanto à melhora da infraestrutura da vila”, analisou. “Eu apoio totalmente a ideia de abordar assuntos relacionados ao meio ambiente e ao arroio Pampa na sala de aula. Temos que mudar a realidade por meio da educação”, incentivou o parlamentar.

* Texto de Patrícia Pedrozo, estagiária de jornalismo do gabinete do vereador Nor Boeno.

registrado em: