05/10/2021 - Começa a tramitar proposta que cria Dia Municipal da Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural
A proposta que institui no calendário oficial de Novo Hamburgo o Dia Municipal da Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural começou sua tramitação na última segunda, 4, quando a matéria foi lida no Expediente da sessão plenária. O texto, de autoria de Sergio Hanich – Serjão, seguirá para avaliação da Procuradoria-Geral e na sequência passará nas comissões que analisam a proposição
A intenção do PL é celebrar e valorizar a memória, a produção artística e a herança arquitetônica da cidade, assim como estimular ações para difusão de temas relacionados. A data escolhida é 8 de outubro, nascimento do artista plástico Ernesto Frederico Scheffel.
Para Serjão, o pintor e escultor teve papel determinante para preservação da produção cultural da cidade, pois dificilmente se teria em Hamburgo Velho um centro histórico tombado sem o envolvimento e compromisso de Scheffel com a causa. “Nada mais justo que prestar essa homenagem reverenciando a data de aniversário desse artista que continua, através do seu legado, contribuindo para a preservação do patrimônio histórico e cultural de Novo Hamburgo”, conclui o parlamentar.
No dia 28, data do protocolo na secretaria do Legislativo, o parlamentar reuniu-se com Ângelo Reinheimer, curador da Fundação Scheffel, em seu gabinete. Durante o encontro, Ângelo exaltou a iniciativa e garantiu estar presente na sessão plenária na qual a matéria será apreciada. No centro cultural, estão em exposição permanente 385 obras do artista plástico, natural de Campo Bom e que em 2004 recebeu o título de cidadão hamburguense.