05/07/2017 - Gabinete: Vereador Betinho dos Reis busca implantação do Programa de Hortas Comunitárias

por Jaime Freitas última modificação 07/07/2017 13h06

O suplente de vereador, atualmente no exercício do cargo, Betinho Reis (PSD), apresentou na quarta-feira, dia 5, Projeto de Lei que institui o Programa de Hortas Comunitárias em Novo Hamburgo. O projeto foi apresentado após pesquisa do vereador em experiências ao redor do mundo. "Não é uma novidade, as horta urbanas são aplicadas no mundo todo desde os anos 80. Mas, pela facilidade da sua implantação, Novo Hamburgo tem plena capacidade de receber este projeto", explicou Betinho.

A proposta das hortas urbanas apresenta benefícios em diversas áreas, como social, urbanístico, de geração de renda e até na saúde. Isso porque, o projeto prevê a utilização de terrenos baldios, espaços inocupados e outras áreas terra disponíveis para a aplicação destas hortas, gerenciadas pela própria comunidade. A ocupação destes espaços proporciona a limpeza de terrenos, evitando tanto o acúmulo de resíduos depositados irregularmente, quanto a proliferação de animais e insetos, melhorando e urbanizando o local.

Na mão de obra, pessoas desempregadas ou aposentadas, que terão uma renda através da venda dos alimentos produzidos. Além disso, terão os benefícios terapêuticos de lidar com a terra, bem como a experiência de compartilhar com a sua comunidade um momento de socialização entre vizinhos.

Na área da saúde, os benefícios do projeto também são inegáveis. A produção orgânica de alimentos, sem utilização de agrotóxicos, garante que a qualidade do que ali for produzido chegue à mesa dos hamburguenses e também às entidades assistenciais do Município.

"Em diversos aspectos, o projeto traz benefícios à cidade. Temos diversos terrenos abandonados pelos bairros. Com a implantação das hortas comunitárias, toda a comunidade saí ganhando. É um espaço urbanizado, limpo, que se torna um ponto de encontro dos vizinhos, que gera renda para os que mais precisam e que permite a todos o acesso a uma alimentação saudável e orgânica", esclarece o vereador.

Betinho lembra ainda que o projeto já existe e funciona em diversos países. "Diversos países já adotaram este projeto, não é nenhuma novidade. Na Suíça, por exemplo, já se estima que 72% da população plante pelo menos parte da sua alimentação. Este foi um dos países precursores das hortas urbanas, bem como Alemanha, EUA, Japão e Portugal, que tem em sua capital a maior horta comunitária de toda Europa". O vereador ainda sugeriu que a lei pode ser aprimorada no futuro. "É possível capacitar a comunidade que vai gerir a horta com cursos de agronomia, gestão coletiva, agronomia biológica, dentre outros. Além disso, o Executivo municipal pode propor incentivos fiscais aos proprietários de terrenos que aderirem ao projeto", salientou.