05/04/2023 - Vereador Enio Brizola pede limpeza e desassoreamento do Arroio Cerquinha

por Luís Francisco Caselani última modificação 05/04/2023 17h06
05/04/2023 - Vereador Enio Brizola pede limpeza e desassoreamento do Arroio Cerquinha

Foto: Gabriele Soares/CMNH

Atendendo a demanda da comunidade, o vereador Enio Brizola (PT) protocolou o Pedido de Providências nº 254/2023, que solicita a limpeza e desassoreamento em toda a extensão do Arroio Cerquinha, no bairro Boa Saúde. Conforme os moradores, no arroio são depositados resíduos que acabam obstruindo o fluxo da água, gerando mau cheiro e alagamentos. A última limpeza feita no córrego havia sido no ano passado.

Desde o final de março, a Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu) executa limpeza do local. O vereador está acompanhando de perto a realização do serviço. "Encontramos muitos materiais acumulados no arroio, como garrafas pet, pneus, resíduos plásticos e até colchões."

Brizola faz um apelo à comunidade sobre o descarte irregular de resíduos. “Vamos fazer a nossa parte, separar nosso lixo e colocar os resíduos recicláveis à disposição dos catadores, para preservar a natureza e para nos preservar de doenças como a dengue. Vamos dar destino correto aos nossos resíduos."

O vereador defende a instalação de um ecoponto na região, para que os moradores façam o descarte correto dos materiais, acabando com a deposição irregular. Novo Hamburgo conta hoje com apenas dois ecopontos, localizados na avenida Montevidéo, 520, no bairro Santo Afonso, e na rua Estocolmo, 809, no bairro Canudos.

Para manter o arroio vivo e os moradores livres das enchentes, Brizola tem cobrado do poder público, além do serviço de limpeza, ações continuadas de prevenção e educação ambiental.

* Texto de Gabriele Soares, estagiária de Jornalismo no gabinete do vereador Enio Brizola.

registrado em: