04/04/2024 - Cristiano Coller indica sensei João Cristiano ao Prêmio Ernest Sarlet de Educação

por Maíra Kiefer última modificação 08/04/2024 12h08

Proponente de reformulações no Prêmio Ernest Sarlet de Educação, em 2023, o vereador Cristiano Coller (PP) indicou o sensei João Cristiano para a edição deste ano da honraria. O escolhido é profissional do judô e educador que tem feito contribuições significativas para a comunidade de Novo Hamburgo, especialmente no bairro Santo Afonso. Sua jornada começou nas escolas locais, onde recebeu sua formação educacional básica, e depois se aprofundou em sua paixão pelo judô, graças ao incentivo de sua esposa, Janaína Renck Steyer (in memoriam).

Desde então, o sensei João tem se dedicado ao judô, não apenas como uma atividade física, mas também como uma forma de ensinar valores e promover o desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes. Seu compromisso com o esporte e com a comunidade é evidente em seu trabalho em diversas escolas e no projeto social Ação Encontro Abefi, onde ministra aulas e orienta jovens em seu bairro.

''Além disso, ele demonstra um comprometimento notável ao buscar recursos para oferecer um judô de qualidade, inclusive fornecendo bolsas de estudo para adolescentes carentes treinarem em uma escola local. Esses esforços têm levado a resultados excelentes, com os jovens alcançando sucesso em competições locais e nacionais'', destaca o vereador.

Resgate da premiação

Coller propôs e obteve a aprovação para reformular o Prêmio Ernest Sarlet de Educação em Novo Hamburgo, criado em 2014, pelo então vereador Issur Koch. As mudanças incluem a substituição da medalha por um troféu como objeto de homenagem e o número de agraciados por edição, com cada vereador podendo indicar um candidato. O objetivo é resgatar e promover a iniciativa, reconhecendo aqueles que se destacam na promoção da educação na cidade.

**** Texto de Jordana Eltz, estagiária de jornalismo do gabinete do vereador Cristiano Coller.