04/02/2022 - Projetos de Serjão dão nome a praça e ciclofaixas no município

por Tatiane Souza última modificação 04/02/2022 13h14
04/02/2022 - Projetos de Serjão dão nome a praça e ciclofaixas no município

Foto: Daniele Souza/CMNH

Praça com quase 1,3 mil metros quadrados na rua Alberto Lindner, em frente ao número 545, no bairro Vila Nova, é o local escolhido pelo vereador Sergio Hanich (MDB) para que seja denominado de Praça Nildo José Moraes, em referência ao cidadão que manteve residência e comércio próximo ao local.

Nildo nasceu no dia 28 de abril de 1933 na localidade de Picada São Paulo, hoje pertencente ao município de Morro Reuter. Ainda jovem, foi morar com uma família em Ivoti. Voltou para seu lar biológico no início dos anos 1950, já fixado no bairro Vila Nova, em Novo Hamburgo. Logo começou a trabalhar na indústria de calçados, malas e carteiras Haas, onde permaneceu por 23 anos. Em agosto de 1954, casou-se com Erna Schaab, com quem se mudou para a rua Alberto Lindner e teve cinco filhos.

Na década de 1970, já desligado da Haas, iniciou, ao lado da esposa, um ateliê em sua própria residência. Em 1976, abriu um armazém de secos e molhados, empreendimento que manteve até se aposentar, oito anos mais tarde. Em 1991, foi diagnosticado com diabetes, condição que o levou a acumular outros problemas de saúde. Nildo faleceu no dia 25 de março de 2001, aos 67 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Ciclofaixas

O parlamentar também encaminhou a proposta denominando Nilo Paes de Oliveira a ciclofaixa, de aproximadamente 800 metros, junto a via pública da rua Marques de Souza, que se inicia na avenida Victor Hugo Kunz e segue pela rua Marques de Souza até a rua Engenheiro Jorge Schury - cruzando os bairros Hamburgo Velho e São José.

Ex-jogador do Esperança, o homenageado Nilo Paes de Oliveira, morreu em 2014. Natural de Montenegro, veio para Novo Hamburgo para trabalhar na Otomit e jogar no alviverde de Hamburgo Velho como zagueiro. Casou-se com a professora Wanda e teve três filhos: Suzana, Juliana e Cláudio. “Uma pessoa que sempre foi bondosa, leal, sincera e muito amorosa com sua família e com todos do seu convívio ao longo da vida, merece ser homenageada”, comentou Serjão Hanich.

A outra proposta é denominar Waldomiro Julio Raimundo a ciclofaixa, de aproximadamente 3.500 metros, junto à avenida Victor Hugo Kunz, que se inicia na rótula da rua Domingos de Almeida e segue até a rua Ícaro, cruzando os bairros Centro, Hamburgo Velho e São Jorge. 

Por volta de 1970, quando trabalhou na siderúrgica Aços Plangg, Raimundo criou uma equipe de ciclistas, que passou a disputar campeonatos municipais, estaduais, nacionais e até internacionais. Ao homenageá-lo, o vereador Serjão quer destacar o legado de amor ao esporte deixado por Raimundo, principalmente ao ciclismo de velocidade.

Os projetos de lei devem seguir tramitação e serem analisados e discutidos pelas comissões permanentes a partir da retomada dos trabalhos neste mês de fevereiro pelo Legislativo hamburguense.

Texto de Simone Oliveira, coordenadora de gabinete do vereador Sergio Hanich.

registrado em: