02/05/2024 - Brizola fiscaliza situação do transporte público

por Luís Francisco Caselani última modificação 02/05/2024 16h37
02/05/2024 - Brizola fiscaliza situação do transporte público

Foto: Edison Kowalski/CMNH | Foto abaixo: Gabriele Soares/CMNH

“O que era para ser um novo tempo do transporte coletivo da cidade, virou uma desordem”

Durante a sessão da última segunda-feira, 29, o vereador Enio Brizola (PT) expôs relatos de usuários afetados pelos problemas na mudança do transporte público da cidade. Em seu sexto dia de operação, os transtornos com a empresa Viação Santa Clara (Visac) continuam. 

Entre as reivindicações dos motoristas estão a ausência de um terminal, espaço utilizado para os intervalos, a troca das linhas que já realizavam, além de outras demandas relacionadas ao sistema e à logística de operações que os motoristas teriam de executar. 

Ainda na segunda-feira, antes da sessão, Brizola esteve nos paradões do Centro e conversou com usuários que esperavam de três a quatro horas pelo transporte. “Muitos trabalhadores, idosos e estudantes aguardavam desde a metade da tarde para irem pra casa”. Além de atrasos, foram relatados problemas no sistema de bilhetagem, goteiras dentro dos veículos e superlotação de passageiros. 

No início desta quinta-feira, 2, Brizola esteve, das 5h às 7h, na garagem da empresa para fiscalizar se os ônibus que saíam, nos primeiros horários, dariam conta de atender a demanda em todos os bairros da cidade.

Conforme as planilhas da antiga empresa, para suprir a demanda seria necessária a saída de 65 veículos nos primeiros horários da manhã. Mas, após o estacionamento esvaziar, apenas 52 veículos saíram para atender as linhas – inclusive veículos adesivados da antiga empresa. 

Em comparação com os itinerários anteriores, “percebemos que há uma diminuição de horários em todos os bairros. Reuniremos relatórios da Prefeitura para encaminhar ao Ministério Público e juntar à denúncia já aberta pelo próprio MP sobre a situação do transporte público na cidade”, disse Brizola. 

As denúncias sobre atrasos podem ser feitas através do canal disponibilizado pela Diretoria de Transporte, o Centro de Operações e Atendimento ao Transporte Público (COATP), pelo WhatsApp (51) 99828-2070 e (51) 99818-8263 ou ligando para (51) 99468-9756 e (51) 99469-1426.

* Texto enviado pelo gabinete do vereador Enio Brizola.

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