AMO Criança divulga ações e alerta sobre sintomas do câncer infantojuvenil

por Tatiane Souza última modificação 14/09/2022 21h17
14/09/2022 – O câncer infantojuvenil, a campanha Setembro Dourado e a atuação da Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança) foram os assuntos que nortearam a fala que Carla Rosana da Silva, gerente administrativa da entidade, fez na tribuna da Câmara na sessão desta quarta-feira, 14. O convite foi feito pelo presidente da Casa, Cristiano Coller (PTB), por meio do requerimento nº 1.103/2022, aprovado por todos os vereadores.
AMO Criança divulga ações e alerta sobre sintomas do câncer infantojuvenil

Foto: Daniele Souza/CMNH

Atualmente presidia por Valdir Marques de Souza, a Amo Criança tem como objetivo principal a prestação de serviços técnicos especializados às crianças e adolescentes em tratamento de câncer e aos seus familiares. São oferecidas consultas médicas, exames, encaminhamento para realização do tratamento em hospitais de referência, bem como o acompanhamento terapêutico, social, e emocional do paciente e do seu grupo familiar. Além disso, fornecem medicamentos, próteses, suplementos alimentares, transporte e suprem outras demandas necessárias ao tratamento. 

Na sede da AMO são prestados serviços de oncopediatria, serviço social, psicologia, fisioterapia, nutrição, pedagogia, arteterapia e musicoterapia. Também é oportunizado às famílias oficinas e grupos que visam o fortalecimento de vínculos e a integração social. 

Ao subir na tribuna, Carla destacou a importância do diagnóstico precoce para a cura da deste tipo de câncer, que, segundo ela, é a doença que mais mata na faixa etária de 10 a 19 anos. “O câncer infantojuvenil é um tabu dentro da família, as pessoas não querem nem ouvir falar. Muitos médicos não se sensibilizam e desconfiam que os sintomas apresentados possa ser câncer. Cada caso é único. Mas os que chegam com o diagnóstico tardio, os procedimentos são para manter com qualidade a sua vida até seu último dia”, disse. 

Durante a campanha Setembro Dourado é momento de se divulgar intensamente esse câncer. “Usamos o mês para fazer diversas ações e sensibilizar as pessoas para os principais sintomas: febre, manchas roxas pelo corpo, dores nos membros. Fiquem atentos e busquem um diagnóstico mais preciso. Sabemos sobre as dificuldades da saúde pública, mas nós estamos aqui na Amo para auxiliar. Ajudem a compartilhar estas informações. Divulguem o máximo que puder”, pediu a voluntária. 

No próximo sábado, dia 17, a entidade realiza um Drive Thru de galeto. “Também estaremos abertos para receber as pessoas e para que elas conheçam melhor nossos serviços”, finalizou Carla. Mais informações pelo site www.amocrianca.com.br ou pelo telefone (51) 3582-4800. 

Fala dos parlamentares 

Eliton Ávila (PTB) disse se orgulhar da Amo Criança, uma entidade referência no Vale dos Sinos. “Parabenizo o excelente trabalho que desenvolvem com as crianças que estão doentes, com os seus familiares e com outras situações de vulnerabilidade com as quais se envolvem”, disse. 

Ricardo Ritter – Ica (PSDB) saudou e elogiou o serviço realizado pela Amo. E falou sobre as verbas parlamentares que são enviadas anualmente pelos parlamentares para as instituições municipais. 

Carla apontou que recebem o apoio da comunidade e da Câmara também. “Os recursos que temos para ofertar vêm de inúmeras fontes. Desde a capitação de tampinhas. O forte, porém, vem de projetos e editais, dentre eles a destinação de vocês. E ela é de suma importância”, disse. 

Gustavo Finck (PP) enalteceu o trabalho da entidade e dos voluntários. “Carla, hoje quero te parabenizar pelas tantas vidas que tu ajudou a salvar divulgando essas informações. Eu, como cidadão te agradeço por tudo o que tu faz por Novo Hamburgo e região. Obrigada pelo teu empenho, dedicação e trabalho”, disse. O progressista também lembrou que os deputados estaduais e federais podem ajudar a Amo com a destinação de emendas parlamentares. 

O presidente Cristiano Coller (PTB) agradeceu a presença de Sandra e o trabalho desenvolvido por todos os voluntários, em especial do presidente da (AMO Criança), Valdir Marques de Souza. 

Na programação da TV Câmara NH e no Youtube da emissora está disponibilizado dois programas sobre a Amo Criança, o Setembro Dourado e o câncer infantojuvenil. Assista na íntegra.