Vereadores visitam área na vila Getúlio Vargas afetada por alagamento no último sábado

por Jaime Freitas última modificação 04/04/2018 19h11
02/04/2018 – Na manhã desta segunda-feira, 2 de abril, os vereadores Enio Brizola e Nor Boeno, ambos do PT, fizeram uma vistoria em todo o percurso do Arroio Pampa, para verificar a situação do escoamento das águas que passam pelo riacho e o impacto das chuvas ocorridas no final de semana. Os parlamentares foram acionados pelos moradores da vila Getúlio Vargas, no bairro Canudos, que tiveram suas casas invadidas pela água da chuva que ficou represada em um espaço paralelo ao Arroio Pampa, no encontro com o local das obras da futura Ponte da Avenida dos Municípios.
Vereadores visitam área na vila Getúlio Vargas afetada por alagamento no último sábado

Fotos: Jaime Freitas/CMNH

Na área, havia um canal contíguo ao arroio, aberto pela Prefeitura para escoamento pluvial até uma bacia de contenção, mas as obras da ponte, realizadas pelo Governo do Estado, causaram um assoreamento no escoadouro, dificultando a passagem da água. Com o aumento do volume pluvial na noite de sábado, alguns moradores foram surpreendidos com a água que chegou às suas portas. Segundo relatos locais, em minutos a água passou de mais de um metro de altura e muitos não tiveram tempo de salvar seus móveis da cheia, sofrendo prejuízos materiais.

Nor e Brizola na vila Getúlio VargasOs parlamentares entraram em contato com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários de Novo Hamburgo. Paulo Moehleck, assessor do secretário de Obras Faisal Karam, esteve no local para conferir a situação. Na oportunidade, garantiu aos vereadores e ao presidente da Associação dos Moradores da Vila Getúlio Vargas, Sadi Vicente dos Santos, o desassoreamento do canal e nivelamento de parte da avenida Alcântara, embora tenha lembrado que as obras da ponte da Avenida dos Município são de responsabilidade do Estado. No início desta tarde, a equipe da secretaria já estava trabalhando para desobstruir o local. Brizola e Nor também protocolaram e assinaram juntos o pedido de providências nº 1387/2018, no qual pedem a limpeza e desassoreamento do Arroio Pampa, com urgência, da rua Ícaro até o Rio do Sinos. Com a proximidade do inverno, os parlamentares buscam evitar futuros problemas de alagamentos ocasionados com o aumento das chuvas durante a estação fria do ano.

Vereadores visitam área na vila Getúlio Vargas afetada por alagamento no último sábado