Vereadores prestam homenagem aos 40 anos do BMX do Grêmio Atiradores

por Daniele Silva última modificação 05/08/2022 15h01
03/08/2022 – No final de janeiro, o departamento de BMX Race/Bicicross do Grêmio Atiradores completou 40 anos de atividade. Para não deixar a marca passar em branco, a Câmara de Novo Hamburgo realizou uma homenagem no início da sessão plenária desta quarta-feira, 3. O reconhecimento foi proposto pela bancada do PTB, composta pelos vereadores Cristiano Coller e Ito Luciano.
Vereadores prestam homenagem aos 40 anos do BMX do Grêmio Atiradores

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Presidente do Legislativo, Coller relembrou o histórico da modalidade no clube, agradecendo a presença de um dos idealizadores da atividade na agremiação, Marcos Kroeff, e de diversos atletas que acompanharam a homenagem da plateia. O parlamentar parabenizou os primeiros campeões, dentre eles Hugo Krindges - que acompanhou a sessão -, e aqueles que estão trabalhando em busca de mais uma estrela dourada na bandeira do clube. Também enalteceu o trabalho social realizado pelo departamento. “Muitas crianças que hoje estão treinando não têm uma bicicleta em casa. Esses meninos e meninas, certamente, vão se tornar grandes cidadãos e podem, no futuro, ser grandes atletas.”

Ex-secretário de Esporte, Ricardo Ritter – Ica (PSDB) falou sobre as dificuldades orçamentárias para o desporto no Brasil. “Tão grande quanto os esforços que os atletas fazem em pista é o esforço que é feito antes para conseguir viabilizar essas viagens em busca de títulos. Isso é tão cansativo quanto alcançar a linha de chegada ao final de uma prova.” Ica lamentou os muitos talentos perdidos no esporte em todo o país por falta de incentivo e desejou que o Atiradores continue apoiando esta e outras modalidades.

Felipe Kuhn Braun (PP) enalteceu o clube por levar o nome de Novo Hamburgo a diversas partes do mundo. “Esporte também é cultura. É representação de uma comunidade. Em uma sociedade ideal, mais do orçamento, seja do município, do Estado ou da União, deveria ser para o esporte. Em uma sociedade ideal, deveria ter uma escola integral. Em uma sociedade ideal, os jovens poderiam escolher utilizar o restante do seu tempo na área do esporte”, considerou. Felipe ressaltou ainda a atuação de Kroeff, responsável por registrar, por meio dos seus livros, parte da história da agremiação e do município.

Após as falas dos vereadores, o presidente Coller entregou um quadro comemorativo à diretora do departamento de BMX, Ana Letícia Couto, que usou a tribuna para agradecer a homenagem. Na tribuna de honra, estiveram também a presidente do Atiradores, Sabrina Wildner, o atleta Hugo Krindges, Marcos Kroeff e sua esposa, Rosa Maria, e o instrutor Márcio Machado.

O professor e atleta Rafael Marques lembrou que a história da modalidade no país é feita de muitos atletas que passaram pelo clube. “Mas aqui tem uma pessoa muito importante, que é o Marcos Kroeff. Todo esse sonho começou com ele. Para quem não sabe, ele foi chefe de delegação brasileira em quatro campeonatos mundiais, representando toda a família do BMX brasileiro. Não podemos receber essa homenagem sem agradecer a ele e a todas as pessoas que fizeram a história desse esporte.”

Sobre apoio financeiro, o professor, um dos mais antigos atletas em atividade, pediu auxílio ao poder público. “A gente faz a nossa parte. Minha camisa é toda rasgada, símbolo da batalha, do suor e da entrega que a gente aplica na pista. Toda a parte de logística, de buscar recurso, isso não deveria ser sofrido. Os pilotos têm que estar focados no treino, em competição. A gente precisa de apoio, de recurso para trazer cada vez mais atletas, mais crianças. O Atiradores é o clube do estado e do país que mais tem finalistas em mundial”, finalizou.

Leia também: Sessão solene comemora os 130 anos do Grêmio Atiradores

Bicicross

O departamento de BMX do Grêmio Atiradores teve origem com a inauguração do circuito de bicicross na sede campestre do clube no dia 31 de janeiro de 1982. O surgimento da pista foi provocado por um interesse crescente pela modalidade na região. Diretores do Atiradores diagnosticaram o entusiasmo, especialmente dos jovens, meio ano antes. Durante o tradicional baile de São João na sede social da agremiação, uma movimentação anormal de pessoas em terreno vizinho chamou a atenção dos presentes. Era realizada uma corrida de bicicletas em uma pista montada de forma amadora.

A empolgação contagiou o então presidente do Atiradores, Paulo Schüller, e o supervisor Marcos Kroeff. Juntos, procuraram um dos líderes da turma, o jovem Jorge Soares, e deram início à ideia de construção de uma pista de bicicross, o que se concretizaria em janeiro do ano seguinte. O desenho do circuito foi criado pelos próprios atletas, sob a coordenação de Soares, nomeado primeiro diretor do departamento. A prova de abertura do traçado, que tinha em torno de 320 metros, reuniu cerca de 60 competidores. Primeiro clube do país a dispor de uma pista de bicicross, o Atiradores sediaria, ainda em 1982, cinco etapas da edição inaugural do campeonato estadual da categoria.

Atualmente, o departamento é comandado pela diretora Ana Letícia Couto e possui uma equipe de 40 pilotos – além de outros 52 alunos na escolinha. O setor conta ainda com a parceria da Associação de Apoio e Incentivo Esportivo, Cultural e Social das Agremiações de Novo Hamburgo (ADCNH), que possibilita a realização de projetos com crianças da rede pública de ensino.

40 anos do BMX do Grêmio Atiradores

registrado em: ,