Vereadores prestam homenagem aos 15 anos do Jornal Canudos

por Jaime Freitas última modificação 16/03/2022 19h10
16/03/2022 – “Foscarini assina contrato para instalação de câmeras em Canudos”. Foi com essa manchete, há 15 anos, que um dos principais veículos de comunicação de Novo Hamburgo deu início à cobertura dos avanços e problemas da cidade. Fundado em 17 de março de 2007, o Jornal Canudos nasceu do sonho do empreendedor João Valderi dos Santos. Seu trabalho e legado foram reverenciados pela Câmara durante as comemorações ao aniversário do periódico na tarde desta quarta-feira, 16, no plenário do Palácio 5 de Abril.
Vereadores prestam homenagem aos 15 anos do Jornal Canudos

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Proponente da homenagem, a vereadora Lourdes Valim (Republicanos) fez um breve relato histórico do jornal comunitário. “É com muita honra que estou aqui para prestar esta singela homenagem pelos 15 anos de fundação deste importante veículo de comunicação, que é o Jornal Canudos. Em sua trajetória, conquistou os hamburguenses e sempre esteve ao lado da comunidade, capitaneado pelo seu fundador, João Valderi dos Santos (in memoriam), aqui representado pelos familiares Rejane, Jéssica e Jefferson, que hoje são os responsáveis em manter vivo os ideais do impresso citadino fundado pelo saudoso Valderi”, disse Valim.

Darlan Oliveira (PDT), que assim como Ito Luciano (PTB) também assinou o requerimento apresentado por Lourdes, lembrou do papel social do veículo. "João Valderi foi um grande ser humano, sempre ajudou a nossa comunidade, trazendo notícias à nossa região. Foi meu colega pedetista e deixou um importante legado para Novo Hamburgo”, destacou Darlan Oliveira (PDT).. 

Falar do Jornal Canudos é muito fácil. Falar do João é mais fácil ainda, pois o conheci ainda na infância. Foi uma pessoa que contagiava com seu sorriso e sempre incentivou a boa política, tendo quase sido eleito para esta Casa”, relatou Fernandinho Lourenço (PDT).

O Jornal Canudos consegue fazer de um ambiente, muitas vezes agitado, como é o campo noticioso, um ambiente familiar, um local onde nos sentimos bem, como parte de casa. E, claro, não é possível falar do jornal sem lembrar do Valderi, pois, mesmo tendo passado por muitas dificuldades ele sempre via as coisas de uma forma positiva, a sociedade, a cidade, as pessoas”, lembrou Felipe Kuhn Braun (PP).

“Sinto-me na obrigação de me manifestar pela amizade que tinha com o João, que a família Ritter tinha com ele, principalmente meu pai. Embora meu pai não enxergasse e não pudesse ler o jornal, ele ficava muito feliz com a visita do Valderi, pois conversavam muito sobre o futebol. O jornal comunitário fundado pelo João sempre trouxe informações de localidades periféricas, locais menos favorecidos, que não conseguem trazer a público seus problemas, mas o que eram retratados com muito carinho no Jornal Canudos. Esse é um dos seus legados”, informou Ricardo Ritter – Ica (PSDB).

“A homenagem de hoje é ao Jornal e a vocês, familiares, que mantêm vivo um legado. Mas não há como vir aqui à Tribuna e não falar primeiro no João Valderi, uma pessoa fantástica, que circulava em todos ambientes, dentro da política, e não existia quem ele não conseguisse atrair a atenção com sua simpatia, com a forma de lidar com as coisas”, frisou Raizer Ferreira (PSDB).

O Jornal Canudos é o jornal de uma cidade, o próprio bairro Canudos, um bairro que tem um completo sistema bancário, indústrias e um forte comércio e serviços estabelecidos. Um jornal comprometido com o desenvolvimento local, que ajuda muito nas promoções de valorização do comércio local. A melhor definição é: ‘o Jornal Canudos é Canudos forte’. Essa é missão do jornal e do casal que o fundou”, definiu Enio Brizola (PT), que falou também em nome do vereador Nor Boeno (PDT). 

Juntos, os autores da homenagem entregaram um quadro comemorativo à diretora do jornal, Rejane da Rosa.  

Jornal Canudos

Com o objetivo de dar voz à comunidade do bairro, o Jornal Canudos circulou sua primeira edição no dia 17 de março de 2007. Sem preferências políticas e com conteúdos pensados para o leitor, o semanário cresceu ao longo dos anos, passando a abranger pautas de interesse público de todo o município. Desde 2009, o periódico também organiza uma premiação anual para personalidades que se destacam nas mais diversas áreas.

Idealizado e construído pelo fundador João Valderi dos Santos, o Jornal Canudos preocupou-se não apenas em divulgar ações do poder público, mas também em dar voz às demandas da comunidade, reforçando o papel social do veículo de comunicação. Uma das vítimas da Covid-19, João Valderi faleceu em junho de 2020, aos 61 anos, deixando um legado de ética e responsabilidade perpetuado semanalmente às sextas-feiras.