Vereadores pedem que todos os aprovados em concurso da Susepe sejam chamados para segunda etapa
O parlamentar defende que a convocação dos excedentes seria uma medida “eficiente”. Ele aponta que muitos candidatos que estão dentro da classificação de corte acabam não comparecendo ao exame físico, e outros acabam reprovados ou desistindo das vagas. Brizola ressalta a importância do concurso público para recuperar a defasagem do quadro funcional. “Apesar de ser um problema histórico, o sistema prisional gaúcho enfrenta uma de suas maiores crises em relação ao deficit de servidores. Segundo fontes obtidas por meio das entidades que representam a categoria, o deficit funcional está na ordem de 50% do ideal”, argumenta.
“Abrindo para os 3.750 candidatos aprovados, poderíamos ter um grande cadastro de reserva, dialogando com as questões de economicidade”, acrescentou Brizola durante manifestação na tribuna. Com a aprovação em votação única, a Moção nº 21/2022 será encaminhada agora ao governador Ranolfo Vieira Júnior e ao superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza. Além do autor, o texto também é subscrito pelos vereadores Felipe Kuhn Braun (PP), Ito Luciano (PTB) e Ricardo Ritter – Ica (PSDB).
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.