Vereadores pedem que Prefeitura mantenha pagamento de monitores do Move

por Luís Francisco Caselani última modificação 20/05/2024 23h15
20/05/2024 – Após receberem a informação de que a Prefeitura de Novo Hamburgo teria supostamente suspendido o pagamento de monitores do programa Movimentos e Vivências na Educação Integral (Move), os vereadores progressistas Cristiano Coller e Gustavo Finck se uniram na elaboração de uma moção de apelo. No documento, assinado também por Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PSDB) e Lourdes Valim (Republicanos), os parlamentares pedem que o Executivo volte a depositar os salários dos profissionais, que atendem 52 escolas da rede municipal. O texto foi lido em plenário nesta segunda-feira, 20, e aprovado por unanimidade.
Vereadores pedem que Prefeitura mantenha pagamento de monitores do Move

Foto: Daniele Souza/CMNH

O desastre ambiental que tem assolado nossa cidade contribuiu para o cancelamento das aulas na rede municipal, afetando os monitores do programa Move, que não receberam seus salários no dia 10. Suspender os pagamentos neste momento de dificuldades não é a melhor alternativa para o Executivo demonstrar sua preocupação com esses trabalhadores. Além de atingidos pelas enchentes, eles têm trabalhado incansavelmente no apoio à população de nossa cidade”, pontuam os dois autores.

Leia na íntegra a Moção nº 22/2024.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.