Vereadores participam de formação do Senado Federal

por Daniele Silva última modificação 05/02/2021 23h24
05/02/2021 – Com objetivo de qualificar vereadores e assessores, especialmente aqueles que ingressaram recentemente na Câmara, a Escola do Legislativo promoveu, em parceria com o Interlegis do Senado Federal, o treinamento O papel do vereador. O curso voltado especialmente aos parlamentares hamburguenses e suas equipes ocorreu no formato virtual, por meio da plataforma Zoom, ao longo desta quinta-feira, dia 04. O curso foi ministrado pelo consultor legislativo do Senado Leonardo Gadelha.

Conforme a diretora da Escola do Legislativo hamburguense, Maria Carolina Hagen, foi uma capacitação introdutória, tratando das principais atividades parlamentares e do processo legislativo. “O mais interessante é que a oficina foi adaptada a nossa realidade, utilizando a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara”, explicou.

"Fiquei muito satisfeito com a participação do legislativo municipal na oficina O papel do vereador, o que resultou numa troca de experiências significativa", destacou o presidente da Câmara, Raizer Ferreira (PSDB). O vereador ressaltou que, durante a reunião, vereadores e servidores tiraram suas dúvidas, trouxeram ideias e relacionaram exemplos reais da cidade com o conteúdo do curso. "Tenho certeza que os aprendizados adquiridos vão somar ainda mais nos mandatos que se iniciam. Agradeço à Maria Carolina Hagen por viabilizar o encontro virtual. E muito obrigado também ao Senado Federal por promover programas de capacitação em níveis municipal, estadual e federal, compartilhando conhecimentos importantes sobre o Legislativo. Vou trabalhar para que ao longo do ano diversas atividades do calendário do Interlegis sejam realizadas aqui na Câmara Municipal de Novo Hamburgo", disse o presidente.

Para Gabriel Quevedo, coordenador de gabinete da vereadora Lurdes Valim (Republicanos), a atividade apresentou questões importantes para a atuação legislativa e qualificação àqueles que prestam assessoramento aos representantes da população.

Nos próximos dias, a escola realizará um levantamento das necessidades de capacitação dos integrantes da nova legislatura, para que a Casa possa ofertar novos treinamentos. Um dos principais objetivos do setor é o de capacitar os vereadores e servidores da Câmara Municipal de Novo Hamburgo para que possam qualificar os serviços prestados aos cidadãos.

Interlegis

O Interlegis é um programa do Senado Federal e tem como missão integrar e modernizar o Poder Legislativo em níveis municipal, estadual e federal. Ao longo do ano diversas atividades do calendário do programa serão realizadas aqui na Câmara Municipal de Novo Hamburgo, todas elas viabilizadas pela Escola do Legislativo.

registrado em: