Vereadores parabenizam lançamento do Programa Escola Segura

por Tatiane Souza última modificação 20/08/2025 21h26
20/08/2025 – A Prefeitura de Novo Hamburgo oficializou na última quinta-feira, 14, o lançamento do Programa Escola Segura. A iniciativa prevê um investimento somado de R$ 11,3 milhões para aumentar a proteção a alunos e professores nas 91 unidades de ensino da rede municipal. Presente ao evento realizado no Centro Administrativo Leopoldo Petry, que contou também com o anúncio do chamamento de 30 novos guardas municipais, a vereadora Deza Guerreiro (PP) elaborou uma moção de aplauso ao governo. Remetido à ordem do dia nesta quarta-feira, 20, o documento foi aprovado por unanimidade. “Um exemplo de gestão pública integrada e sensível às necessidades da população”, elogia a autora.
Vereadores parabenizam lançamento do Programa Escola Segura

Foto: Daniele Souza/CMNH

Ao longo do texto, Deza salienta a rápida resposta para tranquilizar as comunidades escolares após a ameaça de atentado que provocou o cancelamento das aulas nos dias 8 e 11 de agosto. O alerta acelerou a implantação do programa, apoiado em quatro eixos de atuação: proteção física e controle de acesso; prevenção e resposta a emergências; cultura de paz e prevenção de conflitos; e apoio psicológico e envolvimento comunitário. 

Uma das novidades é o uso da tecnologia, com a instalação de câmeras equipadas com inteligência artificial para reconhecimento facial, detecção de armas e comportamentos suspeitos e alerta imediato à Guarda Municipal. Além disso, a Prefeitura vai destinar recursos para a elaboração de projetos de infraestrutura, em especial para a construção de muros no perímetro dos terrenos. O programa inclui ainda melhorias na iluminação pública, botões de pânico, presença ostensiva de equipes de segurança, criação de patrulha comunitária em escolas prioritárias e compra de viaturas.

Deza Guerreiro defendeu a proposta e ressaltou a importância do programa. “A abrangência e profundidade das ações demonstram um olhar atento e estratégico da administração municipal, sobretudo diante do contexto atual de violência e ameaças que preocupam a sociedade. Trata-se de uma iniciativa exemplar voltada à proteção da comunidade escolar e à promoção de um ambiente de paz e acolhimento”, afirmou.

Eliton Ávila (Podemos) destacou a participação dos vereadores no evento e a necessidade de organizar a segurança nas escolas. “O município é muito grande, com 91 escolas na rede municipal, além das estaduais, e não há segurança suficiente para todas. É preciso que a prefeitura delibere sobre a atuação de agentes de segurança — sejam guardas municipais, empresas privadas ou até dando autonomia para as próprias escolas. É necessário pensar nessas possibilidades”, explicou.

Professora Luciana Martins (PT) parabenizou a iniciativa e alertou para a complexidade do problema. “Não é simples resolver situações de violência em uma cidade que já se sentiu acuada, temerosa e com escolas fechadas por ameaça de ataques violentos. É muito positivo que tenhamos ações concretas voltadas para a guarda municipal. É um avanço importante. Também é essencial ouvir pais, professores e funcionários para que possamos avançar de forma efetiva e alcançar êxito neste programa”, destacou.

Juliano Souto (PL) elogiou a iniciativa do Executivo e reforçou a importância da proteção das crianças. “Parabéns à Prefeitura por se preocupar com algo que poderia ter sido fake ou concreto, não se sabe. O Prefeito agiu corretamente, com precaução. Nossas crianças são nosso bem maior; são o presente e devemos zelar por suas vidas. Saúdo a atuação da guarda municipal, que tem sido firme e cumpre seu papel no município. Fica aqui meu reconhecimento”, afirmou.

No final, todos os parlamentares pediram para assinar junto Moção nº 46/2025. 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.