Vereadores mirins de 2018 recebem respostas das demandas apresentadas
Representando a Administração Municipal, a diretora de gestão documental, Daniela Campos Maurer, falou sobre cada uma das iniciativas apresentadas pelos jovens parlamentares, se foram executadas ou em qual etapa da tramitação estão, explicando o caminho que percorrem até que sejam efetuadas ou negadas. A ideia, segundo ela, foi mostrar que a demanda é grande e o processo, complexo. Para ilustrar, Daniela mostrou que, somente da Câmara, em 2018 a Prefeitura recebeu 5.826 pedidos de providências, 263 requerimentos, 185 ofícios diversos, 141 indicações, 88 projetos de lei e 31 vetos, em um total de 6.534 documentos. “Esse é um exercício muito importante, poder estar aqui e dar o retorno aos vereadores mirins. Cerca de 90% das demandas foram deferidas. Enquanto Administração, estamos felizes em atender aos anseios da comunidade”, revelou.
Melissa Raupp também relatou estar muito feliz em saber que a iniciativa de sua escola prosperou. “Nossa ideia se tornou um projeto de verdade e resultou neste momento”, disse. Já Danielli Lindemann e Kassiane Bender, mesmo já tendo concluído o ensino fundamental na EMEF Monteiro Lobato, vieram prestigiar o momento. Elas destacaram que, com as explicações, puderam entender por que algumas demandas demoram para serem realizadas, por exemplo.
Participaram da edição 2018 do Projeto Vereador Mirim, além da Martha Wartenberg e Monteiro Lobato, as escolas Ana Néri, Eugênio Nelson Ritzel, Francisco Kunst, José de Anchieta e São João. Também estiveram presentes na reunião, representando a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a coordenadora de Ensino Fundamental da Smed, Adriane Brevia, a assessora de Ensino Fundamental da Região Norte, Suellen Peres Abreu, a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, os servidores da Câmara Artemio Friedrich e Simara Cecatto e a estagiária Pâmela Lima.
Etapas do projeto
O Vereador Mirim foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017, proposto pela Mesa Diretora da época e aprovado por unanimidade pelos vereadores da atual legislatura. Inicialmente, turmas das sete escolas envolvidas participaram de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed foi trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins. Cada escola teve autonomia para formatar seu processo eleitoral e eleger seus três representantes – dois vereadores e um suplente.
Diplomados durante a sessão ordinária, os vereadores mirins participaram de oficinas, nas quais receberam orientações técnicas para a elaboração de projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências. As proposições foram apresentadas na Sessão do Vereador Mirim, sendo posteriormente protocoladas oficialmente pelos 14 parlamentares.
Veja o cronograma detalhado das atividades
PDF da Revista do Vereador Mirim - 2ª edição
Veja a galeria das fotos do Vereador Mirim: