Vereadores homenageiam Gerson Peteffi por seu 30º ano de mandato

por Tatiane Souza última modificação 27/04/2022 23h21
27/04/2022 – Eleito pela primeira vez em 1992, o vereador Gerson Peteffi (MDB) já emenda seu oitavo mandato consecutivo. Ao final de 2022, o parlamentar completará 30 anos de vereança, um recorde em Novo Hamburgo. A marca motivou Ito Luciano (PTB) a sugerir uma homenagem ao integrante mais longevo da Câmara. A celebração à trajetória do emedebista foi realizada durante a sessão plenária desta quarta-feira, 27.
Vereadores homenageiam Gerson Peteffi por seu 30º ano de mandato

Foto: Daniele Souza/CMNH

O vereador Ito Luciano estendeu a homenagem a todos que trabalham no gabinete do vereador Peteffi. “É uma honra e uma satisfação. Estou emocionado em poder dizer umas palavras da pessoa que tu sempre fostes. Acompanhei a tua trajetória, e como profissional médico sabemos dos elogios e manifestações que as pessoas têm a teu respeito. Sempre buscando o melhor para a comunidade. O que nós vamos levar para a vida é o amor, carinho e respeito que tu demonstras às pessoas e aos vereadores. Tu és um caudilho. Conheço a trajetória tua e a dos teus irmãos. Tu sempre fostes bem votado nestes oito mandatos. Não é para qualquer um. Rendo-me a você por todos os aspectos pessoais e pelo que agregastes a esta Casa”, destacou o proponente da homenagem. 

Fernando Lourenço (Avante) disse que falar do Peteffi é fácil. “Sempre muito solícito, aprendi muito com ele. E continuo aprendendo. Fala mansa, sempre muito educado, respeitador e de uma índole e nobreza fantástica. A cada dia mais o respeito", disse o vereador. 

Ricardo Ritter – Ica (PSDB) destacou que Peteffi é uma pessoa ponderada, tranquila, e que sempre traz uma palavra conciliadora. "É bom ter alguém tão culto e tranquilo neste ambiente que, às vezes, é muito agitado. Reconhecimento ao teu trabalho, sempre fazendo bem à comunidade”, afirmou. 

Darlan Oliveira (PDT) disse que aprende muito com o parlamentar homenageado. “Se tu tens oito mandatos é porque tu trabalhou, tu é muito querido na cidade inteira e deu para ver isso na Carreteada de Lomba Grande. Vida longa para ti, Peteffi”. 

Gustavo Finck (PP) enfatizou que é gratificante falar do Peteffi, que é, segundo ele, calmaria. “O Peteffi é o 'Rei da Lomba', um dos incentivadores da Carreteada. Se está aqui, é porque merece”. 

Vladi Lourenço (PSDB) falou que conheceu o Peteffi por fama e fotografia antes de se eleger vereador. "Parabéns pelos 30 anos de vereança”, falou. 

Semilda dos Santos - Tita (PSDB) destacou o orgulho que sente do colega Peteffi, como médico, amigo e participante da associação de moradores. “Sempre atuando, sempre a mesma pessoa. Obrigada a tudo que já fez pelo município”, lembrou. 

Lourdes Valim (Republicanos) ressaltou que Peteffi não é o "Rei da Lomba", mas do Primavera. “Alegrias e dores presenciadas, como médico, no posto do bairro Primavera”. Na Câmara, lembrou que já foi presidente, vice e participou de diversas comissões do Legislativo. “Inspiro-me no seu trabalho e na sua forma de agir. Aqui, somos uma grande família e o senhor merece o nosso respeito”, apontou. 

Enio Brizola (PT) contou que Peteffi sempre foi ativo e participante na comunidade do Boa Saúde. Lembrou que foi bem recepcionado pelo parlamentar em todos os locais que atuaram juntos na Câmara. “Grato por toda a parceria e que mantenha uma liderança no município, sempre muito ativo”. 

Raizer Ferreira (PSDB) parabenizou o vereador pelos 30 anos de caminhada. “É um exemplo para a Casa Legislativa. Poder ladear a Mesa Diretora ao seu lado em 2021 foi um prazer, pela experiência que tens. Aprender muito com a sua calmaria, entender momentos, saber o que fazer, tomar a decisão na hora correta. É um prazer estar contigo sabendo da importância do seu trabalho para a comunidade”. 

Giovani Caju (PP) agradeceu ao carinho e receptividade de todos nesta passagem pela Câmara. “Te agradeço pelo carinho, parabéns pelos 30 anos e que venha mais uma eleição”, disse. 

Presidente da Casa, Cristiano Coller (PTB), contou como conheceu Peteffi e destacou a forma como o homenageado trata as pessoas, todas iguais, com respeito e educação. “Com sua paciência e inteligência, sabe conduzir as coisas aqui dentro da Casa. Aprendi ao longo da caminhada e em todos os dias contigo. Te desejo vida longa como pessoa e como vereador”, finalizou. 

Quadro de homenagem 

Após receber um quadro de homenagem do vereador Ito Luciano, o homenageado, emocionado, subiu à tribuna para agradecer. “Se não é o momento mais difícil de falar, hoje, é um dos mais difíceis. Agora, discurso de improviso. Essas fotos que estão passando no telão são de uma vida. Eu entrei na política há 30 anos. Quero dizer que cada um de vocês tem luz própria. Os debates são e serão acirrados, mas fora daqui é diferente. Alegria em estar nesta tribuna, fazendo um discurso todo recortado. Não esperem de mim bola nas costas, em caso de divergências, sempre procuro conversar e deixar as portas abertas. Saúde de verdade e muita felicidade a todos vocês”, finalizou.

Natural de Novo Hamburgo, Gerson Peteffi formou-se em Medicina e trabalhou por 35 anos na unidade de saúde do bairro Primavera. O contato direto com o público o incentivou a disputar uma cadeira na Câmara. Em 1992, elegeu-se vereador pela primeira vez, substituindo seu tio, Paulo Peteffi, titular nas três legislaturas anteriores. Gerson repetiria o feito nos sete pleitos seguintes. No último, em 2020, somou 2.165 votos, alcançando o oitavo melhor resultado entre os candidatos ao cargo. 

Atuante nas pautas da saúde, mobilidade urbana e terceira idade, o médico se aproximou nos últimos anos também das demandas do bairro Lomba Grande, liderando comissões especiais de apoio aos produtores rurais e à agricultura familiar. De trato sempre cordial com os colegas, foi eleito presidente da Câmara em 1998 e 2020. Ainda comporia a Mesa Diretora em outras oportunidades, como nas recentes vice-presidências de 2019 e 2021. 

Conheça detalhes sobre a trajetória pessoal e profissional de Gerson Peteffi no programa Perfil Parlamentar:

registrado em: ,