Vereadores enaltecem estudantes hamburguenses finalistas do HackaTchê Business

por Tatiane Souza última modificação 26/03/2025 21h17
26/03/2025 – No último dia 17, a Secretaria da Educação do Estado divulgou as seis equipes selecionadas para o HackaTchê Business 2025. A iniciativa, já em sua quarta edição, integra estudantes de ensino médio e professores da rede estadual em um ambiente imersivo de criação nas áreas de inovação e tecnologia. Entre os grupos finalistas está o projeto Clima 360º, desenvolvido por alunos do 1º ano do Instituto Seno Frederico Ludwig, do bairro Canudos. A notícia motivou os vereadores Daia Hanich (MDB) e Enio Brizola (PT) a redigirem uma moção de aplauso. O texto foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira, 26.
Vereadores enaltecem estudantes hamburguenses finalistas do HackaTchê Business

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A quarta edição do HackaTchê Business estimula os estudantes a desenvolverem soluções tecnológicas para desafios ambientais enfrentados por suas comunidades. Ao todo, 310 projetos foram inscritos. “O Clima 360º, desenvolvido pelos alunos Carolini Jacoby, Stefany Lima e João Vitor, sob a orientação da professora Eduarda Jost e com o apoio do diretor José Silon Ferreira, consiste em um aplicativo que conscientiza, prepara e alerta a população para desastres naturais. A ferramenta permite sinalizar à Defesa Civil em casos de resgate, acompanhar informações climáticas específicas para cada região e acessar contatos de emergência, previsão do tempo, jogos interativos sobre sustentabilidade e cursos de educação ambiental”, relatam os autores. 

Localizado em um dos bairros mais afetados pelas enchentes de maio, o Instituto Seno Ludwig inclusive serviu como abrigo para as famílias. “Mais uma vez, a escola demonstra seu empenho com a comunidade, com compromisso ambiental e inovação. O projeto Clima 360º é um exemplo de como a escola pública, mesmo em contextos desafiadores, pode ser um espaço de excelência, criatividade e transformação social. Essa conquista orgulha nossa cidade”, afirmam os parlamentares.

Além da aprovação unânime em plenário, a Moção nº 7/2025 também recebeu a assinatura do vereador Eliton Ávila (Podemos). O parlamentar parabenizou o grupo e destacou que o instituto é motivo de orgulho para o parlamento e para a cidade de Novo HamburgoPor requerimento verbal de sua autoria, a professora Eduarda Jost falou da tribuna sobre o projeto e afirmou que ele surgiu de uma necessidade vivenciada pela comunidade escolar durante a enchente. 

Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PSDB) lembrou o trabalho conjunto realizado. “Professores e alunos fazendo a diferença para uma sociedade melhor." Professora Luciana Martins (PT) parabenizou sua colega educadora por oportunizar o trabalho. “Como é bom e necessário aplaudir. 'A educação transforma as pessoas que transformam o mundo', citando Paulo Freire. Que vocês sigam desenvolvendo projetos de pesquisa, rompendo barreiras, e que a gente possa cotidianamente aplaudir a educação.” 

Brizola ressaltou a qualidade do ensino público e o trabalho realizado pelo diretor Silon à frente da instituição, que apresenta forte envolvimento comunitário. “É uma escola grande com diversos projetos, e isso me anima muito, principalmente a feira de iniciação científica. Destaco ainda o comprometimento, além da retribuição dos alunos a seus professores, o que nos emociona. Que toda escola pública tenha a qualidade que vocês conseguem. Saúdo também as parcerias que existem para qualificar o ensino, necessárias e importantes. Este é um reconhecimento justo e merecido. Vocês desenvolveram uma ferramenta tecnológica que será muito útil.” 

Daia contou que já foi aluna da escola e disse ser um orgulho receber os pesquisadores na Câmara. “Vocês são um futuro promissor para a nossa cidade. Durante a enchente, a instituição teve um papel fundamental, pois toda a comunidade se uniu para ajudar as pessoas que estavam fora de seus lares. A conquista de vocês é motivo de orgulho para todos nós, hamburguenses. Vocês sempre servirão de exemplo”, finalizou.

South Summit

Os seis finalistas do HackaTchê Business terão acesso agora a uma série de orientações e mentorias para aprimorar seus trabalhos. Nos dias 7 e 8 de abril, as equipes estarão envolvidas em atividades no Tecnopuc, em Porto Alegre, onde desenvolverão seus projetos para demonstrar o potencial de suas ideias. Eles serão avaliados por uma pré-banca, que definirá os três trabalhos que seguirão para o último desafio da competição. Os classificados apresentarão seus projetos no South Summit Brazil, que ocorrerá no final da mesma semana no Cais do Porto, também na Capital. 

O HackaTchê Business premiará a equipe vencedora com uma viagem para a Espanha, onde o grupo representará o estado no South Summit Madrid. O segundo colocado conhecerá a sede brasileira da Google, em São Paulo, enquanto o terceiro finalista participará do Gramado Summit. Os grupos receberão transporte, hospedagem e alimentação. 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.