Vereadores defendem aplicação de vacina contra meningite B pelo SUS
Assinado pelo deputado federal sul-mato-grossense Dagoberto Nogueira, o PL nº 1.286/2023 inclui a vacina contra doenças causadas pela bactéria meningococo do tipo B no Programa Nacional de Imunizações (PNI), cabendo ao Ministério da Saúde definir o público-alvo. “A vacina contra a meningite tipo B está disponível apenas na rede particular, com preço médio de R$ 500,00 a dose, restringindo o acesso dos mais carentes. Com alta taxa de mortalidade e severos danos físicos e neurológicos nos sobreviventes, faz-se necessário e urgente inserir a vacina no PNI e erradicar a meningite tipo B. É muito mais barato pagar uma vacina do que dez ou 20 dias de leito de UTI. Não podemos mais perder vidas como temos perdido aqui na região”, defende Finck.
Tio de Marcelo Ritter Brazil, uma das vítimas da meningite em Novo Hamburgo, Ricardo Ritter – Ica (PSDB) lembrou que um abaixo-assinado virtual iniciado na região já coletou o apoio de mais de 60 mil pessoas. “É uma doença muito triste para as famílias. O Marcelinho voltou do trabalho às 16h de segunda-feira, buscou atendimento às 19h e ao meio-dia de terça-feira se despediu de nós. É avassalador. Por isso é importante reivindicarmos ações junto aos governantes federais”, ponderou o vereador.
Assinada pelos 14 parlamentares, a Moção nº 53/2023 será enviada ao autor do projeto de lei, deputado Dagoberto Nogueira, e à Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. “Que esta moção ajude a acelerar a tramitação do PL”, comentou Finck.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.