Vereadores de Novo Hamburgo pedem passarela na ERS-239

por Tatiane Souza última modificação 05/05/2021 21h09
05/05/2021 – A Câmara de Novo Hamburgo deve encaminhar nos próximos dias uma moção de apelo ao governo estadual e ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O pedido é pelo estudo de viabilidade da construção de passarela para pedestres na ERS-239 oportunizando acesso à rua Amantino Antônio Peteffi, no bairro São Jorge. Elaborada inicialmente por Ito Luciano (PTB), a solicitação foi reforçada com a assinatura de todos os vereadores. A moção foi aprovada em votação na tarde desta quarta-feira, 5.
Vereadores de Novo Hamburgo pedem passarela na ERS-239

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Muitos pedestres atravessam a rodovia diariamente, sem nenhum tipo de segurança, ao buscarem acesso ao bairro São Jorge e à Vila Redentora. Esse problema se agrava drasticamente em horários de entrada e saída da Universidade Feevale, trazendo um clima de extrema intranquilidade entre os familiares dos alunos que colocam sua vida em risco para efetuarem a travessia”, destaca o documento. 

O texto ressalta a ausência de redutores de velocidade no trecho e o movimento constante de pedestres devido também à existência de estabelecimentos comerciais e industriais dos dois lados da rodovia. A Moção nº 32/2021 será enviada ao governador Eduardo Leite, ao diretor-geral do Daer, Luciano Faustino da Silva, e ao presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza. 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.