Vereadores comemoram os 75 anos do Hospital Municipal

por Luís Francisco Caselani última modificação 16/11/2022 21h15
16/11/2022 – O Hospital Municipal de Novo Hamburgo completou 75 anos de sua inauguração no dia 1º de novembro. Para celebrar a data, a Câmara organizou uma breve homenagem na primeira parte da sessão plenária desta quarta-feira, 16. A cerimônia foi proposta pelo vereador Raizer Ferreira (PSDB), que entregou um quadro comemorativo às mãos do diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública (FSNH), Augusto Vargas, responsável pela gestão do Hospital.
Vereadores comemoram os 75 anos do Hospital Municipal

Crédito: Jaime Freitas/CMNH

Da tribuna, Raizer enalteceu os esforços dos profissionais de saúde para garantir atendimento ao maior número possível de pessoas durante a pandemia e contou um pouco da história do Hospital. Após a primeira eleição municipal, em 1927, vários encontros foram realizados para a fundação de uma sociedade beneficente que atendesse gratuitamente a população carente. Assim nascia o projeto do primeiro hospital da cidade, que desde sua emancipação já considerava a saúde pública como meta prioritária de qualquer governo. Hoje, nos reunimos aqui para comemorar os 75 anos de uma casa de saúde que nunca fecha as portas e agradecer a dedicação e o trabalho de todos. Não podemos perder a oportunidade de valorizar os funcionários que lá trabalham e deixaram sua contribuição”, frisou o vereador.

Inaugurado no dia 1º de novembro de 1947 com o nome de Hospital Operário Darcy Vargas – em homenagem à esposa do ex-presidente brasileiro Getúlio Vargas –, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo passou por inúmeras mudanças ao longo dos anos. Atualmente sob a gestão da FSNH, tem seu foco voltado ao atendimento de urgência e emergência, oferecendo plantão ininterrupto nas especialidades de traumatologia, clínica geral, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, vascular e neurocirurgia, anestesiologia, neonatologia e tratamento intensivo. A casa de saúde disponibiliza 188 leitos e soma quase 11 mil internações e mais de 5 mil procedimentos cirúrgicos por ano. O Hospital é também referência regional para atendimentos de alta complexidade em cardiologia, partos de alto risco, acidente vascular cerebral (AVC) e pacientes regulados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel explicou que mais da metade dos 2,4 mil funcionários da FSNH trabalham dentro do Hospital Municipal. “Ele é, sem sombra de dúvidas, a instituição mais significativa na região, com mais complexidade e resolutividade. É um estabelecimento que opera milagres, com uma estrutura enxuta, mas com um nível de excelência no atendimento. É um hospital de 75 anos que nunca parou para ser reformado. Todas as obras ocorreram com os serviços em pleno funcionamento. Mas temos uma obra enorme em andamento que mudará nosso patamar”, pontuou o gestor.

Diretor-presidente da Fundação de Saúde, o médico Augusto Vargas agradeceu a homenagem e enalteceu os profissionais de diferentes áreas que se dedicam para ajudar no salvamento de vidas. Fica nossa gratidão a vocês, vereadores, por olharem com ternura e carinho para o Hospital, que está 24 horas por dia de portas abertas com a ideia de receber quem precisa e entregar o paciente de volta para casa”, resumiu Vargas, que comentou sobre a magnitude do serviço prestado. “Hoje, são 21 especialidades. O Hospital ficou pequeno para o seu tamanho. Não cabe mais em seu espaço físico. O volume de atendimento é gigantesco e não para um minuto”, acrescentou.

Hospital regional

O impacto do trabalho de funcionários abnegados que dão vida ao Hospital Municipal ficou ilustrado na fala de cada um dos vereadores presentes no plenário. Primeira parlamentar a se manifestar após o proponente Raizer Ferreira, Tita (PSDB) leu uma carta enviada por uma cidadã de Santa Vitória do Palmar, município do extremo sul do estado. Há 11 anos, ela encontrou em Novo Hamburgo a solução para uma gravidez de risco. “Durante os procedimentos iniciais, foi constatada uma infecção generalizada e alteração na pressão arterial. A equipe foi muito rápida e eficiente. Minutos depois, já estava na sala de parto”, relatou a mãe, descrevendo todo o seu processo de recuperação e de suas crianças, bem como o acolhimento dedicado por todos os funcionários.

Nascido no Hospital Municipal, Ricardo Ritter – Ica (PSDB) também disse dever à instituição de saúde a chegada de três dos seus quatro filhos. A gratidão que tenho pelo Hospital Municipal não tem dinheiro que pague. E milhares de hamburguenses e outros moradores da região compartilham essa mesma gratidão. Fico muito honrado em termos um hospital dessa qualidade e magnitude para a população do Rio Grande do Sul”, ressaltou.

Enio Brizola (PT) fez questão de destacar a humanidade do atendimento prestado pelos servidores ligados à área da saúde. Esta é uma categoria que não foge da luta e cumpre com seu juramento. Não são poucas as críticas que recebemos, mas também são grandiosos os agradecimentos. O SUS é muito importante, mas tem falhas. Uma delas é a falta de recursos para atender bem a todos”, destacou o vereador, que aproveitou o momento para anunciar a conquista de uma emenda parlamentar, articulada pelo deputado estadual Edegar Pretto, no valor de R$ 100 mil. “Um presentinho para os 75 anos do Hospital Municipal”, brincou.

Felipe Kuhn Braun (PP) recorreu a uma experiência pessoal para exaltar o trabalho desempenhado pelo mais de mil funcionários ligados à casa de saúde. Nascido no Hospital Municipal, o progressista também vivenciou lá seu “renascimento”, após grave acidente automobilístico em abril de 2018. Foram quatro dias de coma, nove dias de UTI. Foram dias difíceis para mim, minha família e meus amigos. Mas os médicos e enfermeiros fizeram o seu melhor. Não só por mim, mas por todos os pacientes que também estavam internados. Sou a prova viva de que nossa saúde pública funciona. Sabemos a diferença do trabalho realizado no Hospital Municipal”, elogiou.

O vereador e médico Gerson Peteffi (MDB) fez uso da homenagem para reivindicar um olhar mais atento das esferas estadual e federal para a instituição hamburguense. Há muito tempo o Hospital já deveria ter sido regionalizado – quem sabe federalizado – para receber aportes financeiros maiores e darmos melhor condição aos profissionais que cuidam da nossa população. O que seria da nossa região sem o Hospital Municipal? Queria que pessoas de outros níveis de poder estivessem nesta Casa hoje para entenderem a dificuldade enfrentada pelos servidores que lá atuam. São heróis que trabalham de maneira sobre-humana, com acolhimento, carinho e presteza”, defendeu.

O vice-presidente da Câmara, Fernando Lourenço (Avante), também deixou suas felicitações. As pessoas passam, mas o Hospital fica. Hoje, ele é referência para várias cidades da região, estendendo a mão para quem realmente precisa, com igualdade de tratamento”, finalizou o vereador.

registrado em: