Vereadores comemoram o centenário da Sociedade de Canto Sempre Viva

por Jaime Freitas última modificação 29/11/2023 19h41
29/11/2023 – Ponto de encontro da comunidade hamburguense desde 1923, a Sociedade de Canto Sempre Viva festeja este ano seu centenário. Nesta quarta-feira, 29, as comemorações chegaram à Câmara Municipal. Em iniciativa dos vereadores Cristiano Coller (PTB) e Ricardo Ritter – Ica (PSDB), uma cerimônia de homenagem destacou a história do clube social, seu enraizamento na memória da cidade e suas contribuições para as trajetórias de diferentes famílias ao longo dos anos.
Vereadores comemoram o centenário da Sociedade de Canto Sempre Viva

Fotos: Tatiane Lopes/CMNH

Apesar de registros escassos, nos anos 1970, o vereador e barbeiro João Brizola assumiu funções diretivas e convidou o senhor Marcos Kroeff para vice-presidente, sendo posteriormente elevado a presidente em 1971 e 1972. Com o auxílio de Américo Copetti, reorganizaram documentos e estatutos, visando reformas no hall de entrada. O bolão era o forte, mas, aos poucos, a prática foi substituída por reuniões dançantes, destacando o espírito festivo da comunidade. A sociedade Sempre Viva permanece como um ponto de encontro histórico, enraizado nas memórias da comunidade local. Inclusive, lá foi o local de casamento de meus pais. E este centenário é mais do que uma marca no tempo, é um testemunho da resiliência dos membros e apoiadores, diretores, presidentes e todos aqueles que moldaram a Sempre Viva ao longo dos anos”, disse Coller, que falou também em nome do colega Enio Brizola (PT).

Há pouca informação do Sempre Viva na internet, mas tenho minhas memórias do passado e de hoje em dia, quando estou lá”, relatou Ricardo Ritter – Ica, ao ocupar a tribuna no seu espeço de fala. “No último aniversário, eu estava lá dançando. É um belo local de festividades. Frequento o espaço há 20 anos. Começamos com os carteados e gosto de olhar a bocha. É uma sociedade enxuta, com uma administração fantástica, um bom lugar de lazer em família”, informou Ica, que falou em nome dos colegas Ito Luciano (PTB), Gabriel Chassot (PSDB) e Darlan Oliveira (PDT).

Fundada no antigo Matadouro Kroeff, a Sociedade Sempre Viva já foi palco até de partidas de bolão, mas concentrou suas atividades na promoção de reuniões dançantes, enaltecendo o espírito festivo de seus frequentadores. Localizada no bairro Santo Afonso, o local sediou sessões eleitorais em pleitos históricos.

Além dos autores, Felipe Kuhn Braun (PP) também fez sua manifestação na tribuna, compartilhando elementos históricos da sociedade. O edil falou em nome da vereadora Lourdes Valim (Republicanos) e Vladi Lourenço (PSDB).

Após as falas dos parlamentares, Cristiano Coller e Ricardo Ritter – Ica fizeram a entrega de um quadro alusivo em homenagem pela passagem de cem anos da Sociedade de Canto Sempre Viva.

Ecônomo e atual presidente da Sociedade de Canto Sempre Viva, Sérgio Miotto relatou que manter a instituição é um grande desafio. “Estar no comando desse centenário só foi possível pela companhia de minha esposa e filhos, que sempre estão comigo nas batalhas, nos desafios, que foram bem difíceis com a passagem do tempo. Hoje, busco fazer os sucessores. E fica um recado. Quem quiser conhecer a Sempre Viva, nossas portas estarão sempre abertas. Estaremos esperando vocês lá”, disse Miotto.