Vereadores comemoram cinquentenário da EMEB Elvira Brandi Grin
Em seu discurso, Coller contou ter participado do evento de aniversário da escola e disse ter se surpreendido com o envolvimento de sua comunidade. “Em outros espaços, infelizmente, muitos pais acabam largando esse compromisso nas costas dos professores”, destacou. O presidente comentou ainda sobre a importância da escola para o bairro. “Por ela têm passado diferentes gerações de famílias de moradores, que confiam à instituição a educação de seus filhos. Após 50 anos, a EMEB Elvira Brandi Grin segue sendo um espaço de alegria, acolhimento e aprendizagem, colaborando para a educação de qualidade de Novo Hamburgo”, completou o chefe do Legislativo.
Já Ricardo Ritter salientou o forte vínculo entre sua família e o educandário. “Se há uma escola à qual devo gratidão é a Elvira Brandi Grin. Meus quatro filhos passaram por lá, assim como minha esposa e meu irmão. Duas cunhadas também trabalharam lá. Todo o bairro Rondônia tem muitas dívidas de gratidão à escola”, afirmou o vereador tucano. Ex-membro da associação de pais e mestres, Ica corroborou as falas de Coller sobre a participação da comunidade escolar e o padrão de ensino. “Que possamos comemorar muitos e muitos anos e seguir dando qualidade de vida para muitas pessoas”, frisou.
Presidente da Comissão de Educação da Câmara, o vereador Felipe Kuhn Braun (PP) ressaltou a importância da EMEB Elvira Brandi Grin para um bairro que recebeu muitas pessoas vindas de outros municípios. “A construção e o estabelecimento da escola foram relevantes para a formação de gerações de alunos. É um educandário muito importante para a nossa cidade”, enalteceu. O parlamentar pontuou ainda o empenho dos servidores vinculados à instituição para oferecer um ensino de qualidade a crianças, jovens e adultos. “A grandiosidade de uma escola não é definida apenas por seu espaço físico, e sim por seus professores, funcionários, pais e alunos”, sintetizou.
Após a fala dos vereadores, Coller e Ica entregaram um quadro comemorativo às mãos da diretora da escola, Franciele Ulrich. Da tribuna, ela se disse honrada em representar a instituição. “São 50 anos de uma história que faz parte das famílias do bairro Rondônia e arredores. São gerações de filhos, pais, netos e avós que perpassam essas cinco décadas. Uma escola que funciona manhã, tarde e noite, prezando pela educação de qualidade. É esse é o compromisso que desempenhamos nesses 50 anos”, garantiu a diretora.
EMEB Elvira Brandi Grin
Inaugurada no dia 9 de abril de 1972, na administração do então prefeito Alceu Mosmann, a EMEB Elvira Brandi Grin presta homenagem a uma professora com atuação em Novo Hamburgo, Dois Irmãos e São Leopoldo. Localizada no bairro Rondônia, a instituição de ensino passou por uma ampliação importante em 2006. A reforma estrutural possibilitou o aumento no número de estudantes e a criação da educação de jovens e adultos (EJA). A nova modalidade tornou-se referência positiva no bairro, oferecendo a uma parcela significativa da população a possibilidade de reingresso no ambiente escolar.
Atualmente, o educandário atende crianças desde a faixa etária 4 até o 6º ano. À noite, as salas de aula recebem adolescentes, adultos e idosos para a recuperação do ensino fundamental completo. Ao todo, são 540 alunos matriculados na escola, que conta com o trabalho de 48 funcionários.