Vereadores celebram o cinquentenário da Congregação Luterana São Lucas

por Tatiane Souza última modificação 01/11/2023 19h48
1º/11/2023 – Em setembro, a Congregação Evangélica Luterana São Lucas completou 50 anos de história. Para comemorar a data, a Câmara de Novo Hamburgo reservou parte da sessão plenária desta quarta-feira, 1º, em homenagem à instituição religiosa. Com sede no bairro Ouro Branco, a entidade teve seu trabalho e memória exaltados por iniciativa da bancada do PP, composta pelos vereadores Felipe Kuhn Braun e Gustavo Finck.
Vereadores celebram o cinquentenário da Congregação Luterana São Lucas

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Da tribuna, Felipe destacou o carinho em prestar a homenagem à congregação que atua há meio século realizando importantes serviços na área religiosa e espiritual. O parlamentar, que falou em nome do colega Finck, Enio Brizola (PT) e Cristiano Coller (PTB), lembrou que em 31 de outubro  comemora-se o aniversário da reforma protestante de Martinho Lutero e de todas as contribuições que ela trouxe à sociedade, especialmente à educação. “A Congregação Luterana São Lucas é uma comunidade de fé e de trabalho, que luta pelos seus membros e está sempre em prol da comunidade hamburguense”, disse. Felipe lembrou os pastores que já passaram pela congregação e enfatizou a importância da oportunidades para celebrar quem faz a diferença na cidade.

Após entregou um quadro ao pastor André Hönke e ao presidente Marcos Frey em reconhecimento à instituição. Fundada em 23 de setembro de 1973, a São Lucas iniciou suas atividades junto à escola municipal Imperatriz Leopoldina, no bairro Ideal. Quatro anos mais tarde, inaugurou seu primeiro templo, já no atual endereço, na rua Guanabara, 678. Em 2014, a estrutura foi demolida para a construção da nova igreja, inaugurada durante as comemorações de seu 44º aniversário. Com duas filiais no bairro Santo Afonso já em processo de independência, a Congregação São Lucas conta atualmente com cerca de 550 membros.

O pastor André Hönke agradeceu pela homenagem e destacou o momento importante dos 50 anos de fundação da congregação. “Uma linha continua do zelo, do apego, do testemunho da palavra de Deus. Essa é nossa marca registrada. Agradecemos ao Senhor por tudo o que Ele tem realizado através de nós. A São Lucas está conectada com as pessoas. Ela quer também testemunhar o amor de Deus, o perdão e a salvação eterna. Levar a palavra e transformar vidas”, disse. O pastor também lembrou os 507 anos da reforma luterana que trouxe a liberdade de expressão para as pessoas. “Graças a ela, podemos abrir as portas da igreja, cantar hinos e propagar a palavra”, afirmou, acrescentando que a instituição está presente em todos os bairros do município para compartilhar o amor de Cristo entre todas as pessoas.