Vereadores celebram 60º aniversário do Conselho Municipal de Educação

por Luís Francisco Caselani última modificação 01/08/2018 21h09
1º/08/2018 – O início da sessão desta quarta-feira, 1º de agosto, foi destinado para homenagens a duas entidades. Na primeira delas, os parlamentares prestaram seu reconhecimento aos 60 anos de atividade do Conselho Municipal de Educação, órgão de caráter consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador do Sistema Municipal de Ensino de Novo Hamburgo e da educação infantil da rede privada. Proponente da homenagem, Raul Cassel (MDB) ficou incumbido da entrega de um quadro comemorativo ao presidente do Conselho, Paulo Thiele.
Vereadores celebram 60º aniversário do Conselho Municipal de Educação

Crédito: Thanise Melo/CMNH

O vereador citou nominalmente cada um dos 15 membros da atual formação do órgão e ressaltou o engajamento de diferentes profissionais em prol do fortalecimento do ensino hamburguense durante seis décadas. “Este é o conselho de educação mais antigo do país, representando o controle social na área. São pessoas abnegadas que, ao longo dos anos, deram a Novo Hamburgo uma trajetória exemplar no ensino”, destacou. Cassel também levantou perguntas sobre o futuro da educação na cidade, no Estado e no país. “Questiono os atrativos e condições de trabalho que deixamos para os futuros professores, especialmente em um momento de desafios, porque os jovens querem mais. Já passou a época das cartilhas. Vejo muita energia e a necessidade de ativar os processos que dizem respeito à busca de um melhor proveito na formação e na educação”, completou.

Enio Brizola (PT) salientou a importância do papel dos órgãos consultivos na intermediação dos anseios populares. “Um governo que quer dialogar com o povo precisa consultar seus conselhos. O de Educação em si não faz um trabalho fácil, pois tem interface com diferentes gargalos sociais. Especialmente nessa época de crise geral, de precarização do orçamento da educação e de extinção de programas de apoio, cresce o trabalho do Conselho, composto por pessoas que dedicam seu tempo e seu esforço pelos alunos da nossa cidade”, ponderou.

Professor Issur Koch (PP) exaltou o que chamou de “conselho mais experiente” do Brasil. “Só tenho a agradecer pelo olhar observador e pensante concedido a toda a estrutura organizacional da educação hamburguense. Independentemente da política implantada, o conselho serve como norte. São pessoas com conhecimento absorvido em suas áreas que dedicam seu tempo e energia para ser uma bússola para a educação da nossa cidade, refletindo também em outros municípios”, caracterizou o vereador. A secretária de Educação, Maristela Guasselli, contou que a pasta trabalha junto com o Conselho a publicação de um livro sobre a entidade e enalteceu o trabalho realizado por cada um dos conselheiros. “Quero destacar a qualidade dessa equipe, que busca o melhor para a nossa cidade, por meio do debate e de estudos, e isso só qualifica o nosso ensino”, pontuou.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, Paulo Thiele, fez questão de nomear a primeira turma que compôs o órgão ainda em 1958, presidida por Parahim Lustosa, e destacou o desafio diário da profissão de educador. “Quando tomei a decisão de seguir o magistério há mais de 30 anos, já se dizia ser um desafio, que só aumenta. Mas pessoas abnegadas e especiais, como são os professores, olham para o desafio, não esmorecem e seguem adiante. Essa é uma homenagem por tudo o que foi construído de forma ininterrupta por aqueles que me antecederam e pelos meus pares. Nossa educação está longe de ser ideal, mas também tem muita coisa boa do que se orgulhar. E isso se constrói com trabalho e com respeito. Cuidar bem das crianças hoje é também cuidar do futuro da nossa cidade. E esse é o desafio que nós assumimos”, finalizou.

O conselho

Criado em 5 de maio de 1958 como Conselho de Educação e Cultura de Novo Hamburgo, o órgão estabeleceu-se dissociado a partir de revisão legislativa em 1966. Hoje, regulamentado pela Lei Municipal nº 1.358/2005, o Conselho Municipal de Educação conta com 15 membros, escolhidos para mandatos de quatro anos. Ao todo, 10 professores e outros cinco representantes de pessoas com necessidades especiais, Associações de Pais e Mestres e comunidade em geral atuam na normatização e no aperfeiçoamento do Sistema Municipal de Ensino, no credenciamento de escolas e no controle da aplicação de recursos educacionais.

A segunda homenagem realizada na sessão plenária foi dedicada aos 15 anos do CVV.