Vereadores aprovam repasse de R$ 120 mil para a Sociedade Novos Talentos
Para oficializar o repasse do valor, o PL nº 55/2024 abre crédito adicional especial no orçamento do Município. O mecanismo, regulamentado pela Lei Federal nº 4.320/1964, permite a criação de novos itens de despesa que não estavam previstos durante a definição dos investimentos para o ano.
Em plano de trabalho anexado ao projeto, a entidade do bairro Canudos explica que os recursos financiarão a realização de apresentações musicais com talentos locais, torneios esportivos para jovens e adultos, palestras e oficinas de conscientização sobre os riscos atrelados ao uso de drogas, bem como a oferta de serviços de saúde e assessoria jurídica durante os eventos. A Sociedade Novos Talentos tem na sua direção o líder comunitário Pedrinho Oliveira, candidato a vereador nas últimas eleições pelo PSDB.
A convite do vereador Raizer Ferreira (PSDB), Pedrinho de Oliveira, presidente da associação, detalhou como o valor será investido. "Agradeço a todos que contribuíram para que este momento se tornasse possível. Aproveito para reforçar o convite para o Natal Solidário em Canudos, que conta com o apoio de comerciantes e empresários. Será uma grande festa no domingo, dia 15, com atividades para crianças, alimentação e atrações culturais para toda a família. Quanto à verba, ela será destinada a diversos projetos de cultura, lazer e esporte. Vamos reativar as escolinhas e realizar mais uma edição do Natal Feliz, que já soma 30 anos de história", destacou.
A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.