Vereadores aprovam nome de rua em referência ao empresário Alberto Gluck

por Tatiane Souza última modificação 03/11/2021 19h18
03/11/2021 – A rua 12 do loteamento Santa Catarina, no bairro Lomba Grande, deve receber em breve o nome do catarinense Alberto Gluck. A sugestão, apresentada pelo vereador Vladi Lourenço (PSDB), foi aprovada por unanimidade em primeiro turno durante a sessão plenária desta quarta-feira, 3. O projeto de lei presta homenagem ao empresário que passou a maior parte de sua vida em Novo Hamburgo. A matéria ainda será submetida a nova votação na próxima segunda, 8, antes de ser enviada ao Executivo para sanção e publicação.
Vereadores aprovam nome de rua em referência ao empresário Alberto Gluck

Foto: Daniele Souza/CMNH

Alberto Gluck nasceu no dia 11 de maio de 1948 em Caçador, município catarinense na divisa com o Paraná. Aos 12 anos, mudou-se para Novo Hamburgo, onde logo conseguiu um emprego no ramo coureiro-calçadista. Após prestar serviço militar, começou a trabalhar na manutenção de máquinas de costura industrial. A experiência guiaria sua trajetória profissional. 

Durante 15 anos, atuou na empresa de máquinas de costura Pfaff. Especializou-se em montagem e manutenção e ajudou na instalação de fábricas em Novo Hamburgo e região. Em 1986, começou a trabalhar na empresa Atílio Forte, por meio da qual participou da montagem de indústrias nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Nos anos 1990, fundou sua própria empresa de máquinas de costura. Na década seguinte, abriria ainda fábrica de artefatos em couro. 

Pai de cinco filhos, Alberto Gluck se aposentou em 2011. Cinco anos mais tarde, foi diagnosticado com Alzheimer, doença que o acompanharia até seu falecimento em 2019, aos 71 anos. 

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 71/2021. 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: