Vereadores aprovam nome de Irineu Müller para estrada em Lomba Grande

por Tatiane Souza última modificação 21/09/2022 12h41
19/09/2022 – A Câmara de Novo Hamburgo aproveitou a realização de sessão especial nesta segunda-feira, 19, na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, para dar início à apreciação do Projeto de Lei nº 71/2022. O texto, de autoria do vereador Gustavo Finck (PP), dá o nome de rua Irineu Müller à via pública conhecida popularmente como a “antiga estrada dos Diehl”, no bairro rural da cidade. Natural de Novo Hamburgo, Müller teve papel de destaque na consolidação da Carreteada de Lomba Grande, evento anual que chegou à sua 18ª edição em abril. A proposta foi aprovada por unanimidade em primeira votação.
Vereadores aprovam nome de Irineu Müller para estrada em Lomba Grande

Foto: Moris Musskopf/CMNH

Nascido em 27 de julho de 1953, Irineu dedicou sua vida à agricultura, herança de seu pai, e à família. Casado com Dione, teve duas filhas e quatro netos. Além do trabalho na lavoura, foi figura importante para a preservação de tradições rurais no município. Um dos fundadores da Associação dos Amigos Carreteiros de Lomba Grande, ajudou a transformar a Carreteada em parte representativa da cultura e identidade locais, resgatando a história dos primeiros colonos e criando um ambiente festivo para a comunidade. 

Saiba mais: Câmara aprova Carreteada de Lomba Grande como patrimônio histórico-cultural da cidade

Irineu faleceu no dia 14 de agosto de 2021, aos 68 anos. “O homem sem camisa e de chapéu de palha não anda mais pelas estradas do Taimbé, localidade de Lomba Grande onde viveu, mas seu legado de simplicidade, trabalho, honra e amor à família segue forte com as filhas, os genros e os netos”, sublinha Gustavo Finck. Apesar da aprovação unânime em primeiro turno, o PL nº 71/2022 ainda passará por nova votação nesta quarta, 21, antes de ser encaminhada para avaliação do Executivo. 

Localização da rua

A estrada dos Diehl, que pode se tornar rua Irineu Müller, tem início na estrada da Integração Leopoldo Petry e segue em direção norte até encontrar a estrada Porto das Tranqueiras. 

Uma rua importante que ainda não estava nomeada. Estou feliz em fazer essa homenagem com essa Casa lotada. Ele ajudou a construir a história da Carreteada de Lomba Grande e a história desse município”, destacou o autor da proposta. 

Gerson Peteffi (MDB) também usou a palavra e falou para as filhas do homenageado, presentes na tribuna, Liriane e Cristiane. 

Ricardo Ritter – Ica (PDSB) agradeceu por toda contribuição que o cidadão trouxe para o bairro e para a história de Novo Hamburgo.

As filhas do homenageado agradeceram pela iniciativa do projeto e ao carinho de todos os vereadores. “A gente não vai mais ver o homem sem camisa, de chapéu de palha, andando de carreta por aí. Mas ele deixou um legado e uma responsabilidade muito grande para a gente, a de seguir levando o nome dele e da mãe adiante. A mãe era o aconchego do lar e o pai, a força do trabalho. Eles venceram juntos. E, agora, com o nome dele em uma rua. Ele deve estar gostando”, disseram.

Ao final da votação do projeto, Finck e Peteffi entregaram um quadro de homenagem ao presidente da Sociedade dos Carreteiros de Lomba Grande, Décio Tavares. 

Sessão especial

Em 2017, o Regimento Interno da Câmara passou a autorizar a realização de até três sessões ordinárias anuais fora do Palácio 5 de Abril. A essas reuniões plenárias foi dado o nome de sessão especial. Passados pouco mais de cinco anos, o Legislativo finalmente estreou essa nova modalidade. Aproveitando a Semana Farroupilha, os vereadores se deslocaram na noite desta segunda-feira para um dos principais redutos do tradicionalismo no estado. Coube à Sociedade Gaúcha de Lomba Grande sediar a primeira sessão especial do Legislativo hamburguense. 

Confira a sessão na íntegra: 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: ,