Vereadores aprovam nome de Geraldo Haubert para rua em Canudos

por Luís Francisco Caselani última modificação 27/02/2023 23h22
27/02/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 27, em primeira votação, projeto de lei que dá o nome de Geraldo Haubert à rua K do loteamento Chácara Hamburguesa, em Canudos. A proposta, assinada por Cristiano Coller (PTB), presta homenagem a uma importante personalidade do jornalismo local. Diretor do periódico Tribuna da Cidade por duas décadas, teve passagem também pelo Grupo Sinos e por emissoras de rádio da região.
Vereadores aprovam nome de Geraldo Haubert para rua em Canudos

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Nascido e criado no bairro São José, Geraldão iniciou sua vida profissional trabalhando em fábrica de calçados. No jornalismo, sua primeira experiência foi na editoria policial. Muito ligado ao futebol, logo se transferiria para a área esportiva, atuando como repórter de campo e comentarista. No rádio, emprestou sua voz às emissoras Cinderela, Regente, Progresso e Felicidade. Na mídia impressa, foi repórter e colunista do Jornal NH por mais de 20 anos.

Em 1998, assumiu a direção e editoria do semanário Tribuna da Cidade. Ao lado de sua esposa, Wanuza, liderou o periódico até seu falecimento, em 21 de novembro de 2018. “Mesmo debilitado pelo problema de saúde pelo qual passava, ainda tentou auxiliar sua esposa para que o Tribuna circulasse naquela semana, sempre em respeito aos seus leitores”, conta Coller. Geraldão tinha 69 anos.

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 103/2022.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: