Vereadores aprovam isenção de inscrição em concursos para doadores de medula

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/05/2018 17h00
16/05/2018 – Assim como os doadores regulares de sangue, cidadãos cadastrados como doadores junto ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) também poderão ficar isentos do pagamento da taxa de inscrição para concursos públicos promovidos pelos órgãos de administrações direta e indireta de Novo Hamburgo. A proposta de Raul Cassel (PMDB) foi analisada pela Câmara em primeiro turno na tarde desta quarta-feira, 16 de maio, e aprovada por unanimidade. Segundo o autor, o objetivo é incentivar e dar maior repercussão para a importância da doação a partir do prestígio às pessoas já registradas.
Vereadores aprovam isenção de inscrição em concursos para doadores de medula

Foto: Viccenzo Zang/CMNH

Cassel usou a tribuna para explicar que o doador ideal é um familiar, mas isso só acontece, segundo ele, em 25% das situações. Nos outros casos, explicou que fazem uso do Redome. O peemedebista destacou que Curitiba é referência no assunto e lamentou que em Novo Hamburgo ainda não tenha um ponto de coleta para doares. “Queremos estimular as doações e fortalecer o banco com esse projeto”, disse Cassel.

Gerson Peteffi (PMDB) explicou que a doação de qualquer órgão – rim, pele, fígado é um ato de relevada importância humanitária. Parabenizou os cidadãos que já são doares de órgãos.

O Projeto de Lei nº 4/2018 estabelece que, para ter direito à isenção, o candidato deverá apresentar, nos locais indicados pelo edital, a carteirinha de doador emitida pelo Redome. O parlamentar ressalta a importância da conscientização para a doação, visto que o transplante de medula óssea é utilizado como tratamento de diferentes enfermidades, como leucemia, linfomas, anemias graves, hemoglobinopatias e mielofibrose primária. Atualmente, pessoas que realizaram duas doações de sangue no ano anterior à publicação do edital do concurso público já possuem esse direito.

Saiba mais sobre o Redome.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.