Vereadores aprovam grupamento de rondas ostensivas da Guarda Municipal

por Luís Francisco Caselani — última modificação 08/06/2026 19h28
08/06/2026 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 8, projeto de lei enviado pelo Executivo que cria dentro da Guarda Municipal o grupamento de Rondas Ostensivas Municipais (Romu). A equipe é destinada a ações de policiamento tático com viaturas automotivas. A proposta retorna à pauta nesta quarta, 10, em votação final.
Vereadores aprovam grupamento de rondas ostensivas da Guarda Municipal

Crédito: Moris Musskopf/CMNH

Conforme o Projeto de Lei nº 11/2026, os servidores vinculados ao Romu passarão por treinamentos em técnicas de pilotagem preventiva e evasiva, abordagem e controle de situações de risco, primeiros socorros e o próprio patrulhamento tático motorizado. A ideia é de que o grupamento reforce a segurança pública em áreas com maior incidência de criminalidade e atue tanto em eventos quanto em operações integradas junto a outras forças de segurança. “O projeto de lei valoriza a atuação diferenciada desses agentes e garante uma resposta mais eficaz em situações de risco”, afirma o prefeito Gustavo Finck.

Apesar do voto favorável em primeiro turno, Professora Luciana Martins (PT) relatou ter ouvido de alguns servidores da Guarda Municipal uma preocupação com a criação de novos grupamentos e atribuições sem a correspondente melhoria na estrutura necessária para a execução das funções. “A ronda mais ostensiva é garantir condições para que os agentes possam trabalhar”, destacou a vereadora.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.