Vereadores aprovam entrega de computadores à Prefeitura

por Daniele Silva última modificação 06/10/2022 13h41
05/10/2022 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 5, projeto de resolução assinado pela Mesa Diretora que autoriza a entrega de 68 computadores ao Executivo. Como não serão mais utilizados por vereadores e servidores, os equipamentos, ainda em bom estado, serão encaminhados à Prefeitura para serem reaproveitados. Os itens foram relacionados após inventário realizado pelo Setor de Patrimônio, com anuência da Diretoria Administrativa. A matéria, aprovada em regime de urgência para acelerar a destinação dos bens, ainda passará por nova votação na próxima segunda-feira, 10, antes de sua publicação.
Vereadores aprovam entrega de computadores à Prefeitura

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Ao todo, o Projeto de Resolução nº 6/2022 lista 50 computadores e 18 notebooks. Além disso, também serão entregues 28 monitores. Autora da matéria, a Mesa Diretora da Câmara é composta pelo presidente Cristiano Coller (PTB), o vice Fernando Lourenço (Avante) e os secretários Ricardo Ritter – Ica e Vladi Lourenço (ambos do PSDB).

Substituição de equipamentos

O Legislativo hamburguense dispõe de 161 computadores, número necessário para o trabalho de vereadores e servidores. Periodicamente, a Câmara promovia a modernização e atualização do parque a partir da aquisição de novas máquinas. Com preferência pela compra de equipamentos de qualidade, o custo dessas substituições era naturalmente elevado.

Com a impossibilidade de adquirir novos computadores durante a pandemia, a Gerência de Tecnologia da Informação da Casa estudou a possibilidade de migrar seu parque para equipamentos locados, como ocorre em muitas empresas. A proposta foi levada adiante. No último mês de setembro, a Câmara realizou pregão eletrônico para locação de computadores, notebooks, monitores e acessórios.

A locação não apenas é mais vantajosa pelo custo, mas principalmente na questão operacional e tecnológica, uma vez que, a cada quatro anos, os equipamentos são substituídos por modelos mais modernos e seguros”, explica o técnico de TI da Casa, Jonatha Cardoso. O contrato prevê a migração em três fases, que buscam aproveitar os últimos equipamentos adquiridos pela Câmara. Ainda em 2022, serão substituídos 64 computadores. Na segunda fase, prevista para o ano que vem, devem vir outros 48 equipamentos. Já o último lote, em 2024, deve contemplar 39 máquinas.

Os computadores que estão sendo devolvidos à Prefeitura não têm mais compatibilidade com as estruturas tecnológicas corporativas de rede, mas estão em muito bom estado de funcionamento e poderão ser utilizados, por exemplo, nas escolas municipais”, sugere Cardoso. Ele antecipa que outras máquinas devem ser entregues ao Executivo nas próximas etapas da migração.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.