Vereadores aprovam criação do Dia do Corretor de Imóveis
O objetivo da data é homenagear e reconhecer o impacto do trabalho prestado pelos profissionais na vida de milhares de famílias hamburguenses. “Ao atuarem como elo entre compradores e vendedores, eles tornam possível a concretização de sonhos, asseguram negociações transparentes e garantem que todas as etapas do processo ocorram conforme a legislação vigente. Seu trabalho fortalece a credibilidade do mercado imobiliário e protege os interesses das partes envolvidas nas transações”, defende a autora, que atuava como corretora de imóveis antes de se dedicar integralmente ao mandato parlamentar.
O dia 27 de agosto, escolhido para a homenagem, faz referência à data de promulgação, em 1962, da lei federal que regulamentou a profissão no Brasil. “Esta iniciativa atende ao anseio legítimo de uma classe que desempenha papel fundamental no desenvolvimento urbano e econômico de nossa cidade”, prossegue Deza. Apesar do voto favorável de todos os vereadores, o PL nº 65/2025 ainda retorna à pauta nesta quarta, 17, em votação final. Dessa vez, já de volta ao Plenário Luiz Oswaldo Bender.
A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.