Vereadores aprovam ampliação das temáticas da Semana da Mulher

por Luís Francisco Caselani última modificação 15/03/2022 00h04
14/03/2022 – Os parlamentares hamburguenses aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira, 14, em primeira votação, projeto de resolução que amplia as temáticas trabalhadas durante a Semana da Mulher da Câmara. A proposta é assinada pelo vereador Gerson Peteffi (MDB). Ao contrário das leis, que são aplicadas em todo o município, as resoluções normatizam assuntos de economia interna do Parlamento e não dependem do carimbo do Executivo. Com isso, uma nova aprovação nesta quarta, 16, será suficiente para oficializar a alteração.
Vereadores aprovam ampliação das temáticas da Semana da Mulher

Foto: Daniele Souza/CMNH

O objetivo do PR nº 1/2022 é incluir a temática da ação social entre os assuntos abordados pela Semana da Mulher. Regulamentada pela Resolução nº 1/2018, a proposta engloba atividades voltadas à promoção da cidadania e ao pleno exercício dos direitos das mulheres, contemplando discussões sobre combate à violência, participação política, saúde, trabalho e profissionalização.

Realizada sempre no mês de março, a semana tem sua programação idealizada pela Procuradoria Especial da Mulher, órgão de apoio, acolhimento e defesa de direitos liderado nos últimos quatro anos pela vereadora Tita (PSDB).

Mulher Cidadã

Da tribuna, Peteffi destacou que as hamburguenses agraciadas com o título de Mulher Cidadã normalmente atuam na área social, o que por si só já justificaria a importância da inclusão da temática. “É um campo que envolve inúmeras atividades. Todas as homenageadas têm um fundo de ação social, trazendo para as pessoas de sua comunidade um pouco de aconchego”, pontuou o vereador. A outorga do título de Mulher Cidadã também é prevista pela Resolução nº 1/2018.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: