Vereadores apoiam aumento de penas para furto e receptação de fios de luz
“Desde a alta dos preços de materiais como ferro e cobre, principalmente ao longo dos dois últimos anos, nossa cidade tem sido afetada por recorrentes casos de furto e roubo desses materiais, causando prejuízos financeiros e operacionais significativos. Em 2021, por exemplo, a Trensurb teve que interromper o transporte metroviário devido aos furtos de cabos de energia e sinalização, causando atrasos e complicações para a população”, recorda Raizer.
Segundo o vereador, a empresa registrou 59 ocorrências apenas nos oito primeiros meses daquele ano. “Além de 17 situações em que a segurança metroviária e órgãos de segurança pública conseguiram impedir a atuação de suspeitos. Acreditamos que o PL 1.530/2023 é uma medida necessária para coibir esses crimes e proteger o patrimônio público e privado”, acrescenta o parlamentar tucano.
Em 2021, Raizer foi o autor de lei complementar municipal que proibiu em Novo Hamburgo a aquisição, estocagem, comercialização, reciclagem e processamento de materiais sem procedência feitos a partir do cobre, alumínio ou assemelhados. “Temos reforçado as nossas legislações, mas ainda convivemos com diversas situações de roubos e furtos. Agradeço o compromisso do deputado com a pauta”, completou.
Além do apoio expresso de todos os vereadores, a Moção nº 20/2023 também recebeu a assinatura de Ito Luciano (PTB).
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.