Universitário Novo Hamburgo promove “matrícula solidária” neste sábado
Diretor da escola, Marcus Almeida fez uso da Tribuna Popular para divulgar a atividade. “A ideia é que todos que levarem alimentos ou agasalhos até a escola tenham a chance de se matricular nos nossos cursos com até 50% de desconto”, explicou o gestor, que anunciou ainda outra novidade. “Muitas pessoas não retornaram a estudar depois da pandemia devido a suas dificuldades financeiras. Estamos possibilitando que todo aluno carente possa concluir gratuitamente seus estudos no ensino fundamental ou médio, desde que tenha a intenção de fazer um curso técnico”, informou. Com sede na avenida Nicolau Becker, 400, no bairro Vila Rosa, o Universitário está presente em Novo Hamburgo há quatro anos.
Após o pronunciamento do diretor, diversos vereadores se manifestaram em apoio à inciativa. Enio Brizola (PT) salientou a importância de saudar iniciativas solidárias, especialmente quando buscam combater problemas sociais. “Estamos com um conjunto de adolescentes sem trabalho e sem estudo. Pesquisa do IBGE indica que temos 10 milhões de jovens no país nessa condição. Essa proposta é um atrativo a mais dentro de uma escola já conceituada no nosso município”, celebrou.
Raizer Ferreira (PSDB) enalteceu o olhar do segmento privado à população carente da cidade. “O poder público tenta, por meio de seus serviços, atender às necessidades sociais que nós temos, mas em grande parte não consegue, pois falta braço. E a iniciativa privada colabora muito em trazer essas ações solidárias. Tudo isso ajuda a atender uma comunidade que precisa”, pontuou. Tita (PSDB) reforçou a necessidade de incentivar os jovens a retornarem para a sala de aula e se prepararem para o mercado de trabalho. “Eles precisam ser provocados”, sintetizou.
Além da campanha de arrecadação e da oferta de matrículas, o Universitário Day também disponibilizará à população serviço de medição de pressão arterial e sinais vitais.
Tribuna Popular
Durante as sessões ordinárias, pessoas previamente inscritas também têm direito à fala, por meio do expediente da Tribuna Popular. As inscrições devem ser realizadas junto à Secretaria da Câmara, no terceiro andar do Palácio 5 de Abril, a partir do preenchimento de uma solicitação. As datas serão estabelecidas conforme disponibilidade de agenda.