Universitário Novo Hamburgo promove “matrícula solidária” neste sábado

por Luís Francisco Caselani última modificação 02/08/2022 00h07
1º/08/2022 – O Universitário Novo Hamburgo, instituição de ensino voltada para a oferta de cursos técnicos, pré-vestibular e educação de jovens e adultos (EJA), organiza um evento solidário para a divulgação de seus serviços no próximo sábado, 6. Das 9h às 14h, a escola abrirá suas portas para receber pessoas interessadas em iniciar ou retomar os estudos. Como forma de incentivo, a instituição promete descontos na matrícula para aqueles que participarem de uma campanha de arrecadação de alimentos, roupas e tampas plásticas. Com o nome de Universitário Day, a ação foi tema de parte da sessão plenária da Câmara nesta segunda-feira, dia 1º.
Universitário Novo Hamburgo promove “matrícula solidária” neste sábado

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Diretor da escola, Marcus Almeida fez uso da Tribuna Popular para divulgar a atividade. “A ideia é que todos que levarem alimentos ou agasalhos até a escola tenham a chance de se matricular nos nossos cursos com até 50% de desconto”, explicou o gestor, que anunciou ainda outra novidade. “Muitas pessoas não retornaram a estudar depois da pandemia devido a suas dificuldades financeiras. Estamos possibilitando que todo aluno carente possa concluir gratuitamente seus estudos no ensino fundamental ou médio, desde que tenha a intenção de fazer um curso técnico”, informou. Com sede na avenida Nicolau Becker, 400, no bairro Vila Rosa, o Universitário está presente em Novo Hamburgo há quatro anos.

Após o pronunciamento do diretor, diversos vereadores se manifestaram em apoio à inciativa. Enio Brizola (PT) salientou a importância de saudar iniciativas solidárias, especialmente quando buscam combater problemas sociais. “Estamos com um conjunto de adolescentes sem trabalho e sem estudo. Pesquisa do IBGE indica que temos 10 milhões de jovens no país nessa condição. Essa proposta é um atrativo a mais dentro de uma escola já conceituada no nosso município”, celebrou.

Raizer Ferreira (PSDB) enalteceu o olhar do segmento privado à população carente da cidade. O poder público tenta, por meio de seus serviços, atender às necessidades sociais que nós temos, mas em grande parte não consegue, pois falta braço. E a iniciativa privada colabora muito em trazer essas ações solidárias. Tudo isso ajuda a atender uma comunidade que precisa”, pontuou. Tita (PSDB) reforçou a necessidade de incentivar os jovens a retornarem para a sala de aula e se prepararem para o mercado de trabalho. “Eles precisam ser provocados”, sintetizou.

Além da campanha de arrecadação e da oferta de matrículas, o Universitário Day também disponibilizará à população serviço de medição de pressão arterial e sinais vitais.

Tribuna Popular

Durante as sessões ordinárias, pessoas previamente inscritas também têm direito à fala, por meio do expediente da Tribuna Popular. As inscrições devem ser realizadas junto à Secretaria da Câmara, no terceiro andar do Palácio 5 de Abril, a partir do preenchimento de uma solicitação. As datas serão estabelecidas conforme disponibilidade de agenda.

registrado em: