UENH quer perdão de dívida com o Município e pede apoio da Comissão de Educação

por Luís Francisco Caselani última modificação 17/02/2025 21h26
17/02/2025 – A Comissão de Educação da Câmara (Coedu) reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 17, com representantes da União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH). Durante a conversa, realizada na Sala Sandra Hack, os convidados revelaram que a entidade possui hoje uma dívida acumulada de mais de R$ 160 mil com a Prefeitura. Segundo eles, a existência do débito impede que a instituição pleiteie o recebimento de recursos, o que não apenas prejudica sua atuação, mas inviabiliza a própria quitação do passivo. A alternativa apresentada pelos estudantes seria o perdão da dívida. Para isso, o grupo pede o apoio da comissão.
UENH quer perdão de dívida com o Município e pede apoio da Comissão de Educação

Fotos: Luís Francisco Caselani/CMNH

Não temos como pagar, porque não temos como receber dinheiro. Não conseguimos emendas parlamentares, pois nossas contas estão bloqueadas. Não conseguimos nem organizar uma vaquinha para arrecadar recursos. É um débito impagável. Por isso pedimos ao prefeito Gustavo Finck que perdoe a dívida”, explicou Yuri Geraldo, membro da direção da UENH. “Entendemos a situação econômica da cidade, sabemos que não é fácil, mas não temos como pagar”, reiterou.

Presidente da comissão eleitoral da União dos Estudantes, Yuri Lima fez um apanhado histórico da dívida. Conforme o relato, a origem está atrelada a uma verba obtida para a realização de projetos e reformas estruturais na sede da entidade, mas cuja prestação de contas acabou reprovada. “Queremos que a dívida seja tirada do nome da UENH para que a cidade possa ter uma entidade que represente seus estudantes”, ressaltou.

Relatora da Coedu, a vereadora Professora Luciana Martins (PT) pediu que as informações sejam formalmente encaminhadas à comissão, com detalhes sobre a constituição do valor devido. A partir disso, o colegiado pretende definir como será a abordagem junto à Prefeitura. “Vamos buscar mais informações e depois fazer uma solicitação ao Executivo. Se não de um perdão, ao menos de uma diminuição da dívida”, acrescentou Felipe Kuhn Braun (PSDB), presidente da comissão.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Educação se reúne às segundas-feiras, a partir das 15h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.