TV Câmara transmite sorteio de vagas para educação infantil
Com o objetivo de agilizar o processo e torná-lo mais transparente, este ano, a Smed adotou um programa eletrônico para a realização da ordenação de vagas. O sistema Sorteador foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Administração (Semad), a partir da Diretoria de Inclusão Digital, com código aberto e auditável.
O sorteio serve para definir a ordem dos 1.690 inscritos. A designação da vaga pode ser feita para qualquer escola que compõe a microrregião, de acordo com a existência de vaga e ordem no sorteio. A rede municipal é composta por 37 escolas de educação infantil, divididas em 12 microrregiões. Desta forma, as famílias poderão acompanhar todas as etapas até a publicação da lista que definirá a ordenação para designação das escolas e turno de atendimento. O resultado também será compartilhado com as famílias a partir de mensagem no WhatsApp.
O resultado será disponibilizado no dia 1° de dezembro nas escolas e no Portal da Educação. Cada família é responsável por verificar a situação de seu filho. As matrículas poderão ser realizadas entre os dias 04 e 15 de dezembro. As escolas atenderão também no sábado, dia 09, das 8h às 11h. Caso a matrícula não seja efetivada nesse período, a vaga será destinada para a próxima criança na lista de espera.
Representantes dos órgãos de proteção às crianças como Conselho Municipal de Educação e Conselho Tutelar participaram, de forma presencial, como auditores do processo.
Sorteio
As sessões com sorteio de cada uma das microrregiões foram transmitidas no canal da TV Câmara no Youtube e retransmitidas pelo canal da Smed, em links enviados para as famílias das crianças inscritas.