TV Câmara - Rio Grande do Sul é terceiro estado com mais casos de suicídios no Brasil

por Tatiane Souza última modificação 04/10/2021 17h58
04/10/2021 - Setembro Amarelo é uma campanha que tem como principal objetivo valorizar a vida e conscientizar sobre o suicídio. No Brasil, em 2020, 12.895 pessoas tiraram a própria vida, com variação de apenas 0,4% em relação a 2019 – os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021. Os estados que apresentaram maior número de mortes foram São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande Sul. Para trazer mais esclarecimentos sobre esses temas, rodeados de tabu, está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também no Youtube da emissora, o programa Vitalidade com o psicólogo Cristian Oliveira.
TV Câmara - Rio Grande do Sul é terceiro estado com mais casos de suicídios no Brasil

Foto: Vicenzzo Zang/TV Câmara NH

No decorrer do programa, o especialista falou sobre o aumento significativo de suicídios entre jovens e idosos, a importância da escuta sem julgamentos - papel fundamental desenvolvido pelos terapeutas, médicos psiquiatras e voluntários do Centro de Qualidade de Vida (CVV). Mesmo com número alto, Oliveira destacou que há muita subnotificação nos casos de suicídio. E apontou a necessidade de as instituições de modo geral - família e escolas, especialmente - debarem o tema. O psicólogo trouxe mais informações sobre um possível perfil suicida, falou sobre a influência das tecnologias neste processo e como as crises financeiras e pessoais, a não aceitação, o racismo, o sexismo, os preconceitos de modo geral, além da depressão, por exemplo, podem potencializar o ato. Oliveira tem formação em Abordagem Humanista Existencial e ACP (Abordagem Centrada na Pessoa). Pós-graduando em PSF (Programa de Saúde da Família), também atua como psicólogo hospitalar na SBS (Sociedade Beneficente Sapiranguense) e é membro do CQV (Centro de Qualidade de Vida) do Ipasem/NH.

A mediação foi feita pela jornalista Tatiane Lopes. 

Veja o programa da íntegra

Vitalidade 

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br