TV Câmara: Psicóloga destaca que 53% dos brasileiros declaram piora na saúde mental após a pandemia

por Tatiane Souza última modificação 19/01/2023 16h36
19/01/2023 – A vida pede equilíbrio. Essa é a chamada da campanha Janeiro Branco de 2023. Um convite para que a sociedade debata a importância da saúde mental nas relações humanas. Para trazer mais informações sobre o assunto, está no ar pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro, e também pelo YouTube da emissora legislativa, o programa Vitalidade, que traz uma conversa com a psicóloga Mara Pavan, especialista em terapia cognitivo-comportamental.
TV Câmara: Psicóloga destaca que 53% dos brasileiros declaram piora na saúde mental após a pandemia

Foto: Daniele Souza/CMNH

A psicóloga abordou um estudo divulgado pela Pebmed no qual 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou desde 2020. Segundo ela, não é novidade que o sofrimento psicológico cresce a cada dia, tanto em pessoas com ou sem transtornos mentais (ansiedade, crises de pânico, depressão etc). Mara explica que, assim como o corpo dá sinais quando não está bem, o mesmo acontece com a mente. “Os principais sintomas de que a mente não anda bem são insônia, falta de concentração, preocupação e irritabilidade excessivas, distúrbios alimentares e dificuldade para lidar com a rotina”, exemplifica. 

Durante o programa, ela esclarece que a saúde mental é um termo amplo que se relaciona com a forma como a pessoa reage às exigências da vida e suas emoções, como percebe suas habilidades e o equilíbrio entre as atividades e esforços da vida. Para ela, ter uma rotina diária, planejar a semana, distribuindo as tarefas que precisa realizar, manter momentos de lazer e atividades que nos façam bem, não procrastinar as tarefas, aceitar as emoções desconfortáveis e situações difíceis como parte da vida, identificar preocupações produtivas (aquelas nas quais se pode fazer algo a respeito) e improdutivas (que não dependem de nós), além de evitar excesso de notícias negativas, são algumas dicas para manter o equilíbrio e uma boa saúde do corpo e da mente.

Quem cuida da mente cuida da vida. Assista ao programa na íntegra: 

O Vitalidade 

O Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Em 2023, ele completa 11 anos no ar. Sugestões de pautas a serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.