TV Câmara - Programa Vitalidade completa oito anos no ar e traz entrevista sobre a importância do aleitamento materno

por Tatiane Souza última modificação 07/08/2020 17h01
07/08/2020 - Dentro da Campanha Agosto Dourado, comemora-se a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto. Com o lema Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta mais Saudável, a #SMAM2020 tem por objetivo falar sobre os benefícios deste alimento – considerado padrão ouro para as crianças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que os bebês sejam amamentados até os seis meses de idade de forma exclusiva e, após, até os dois anos ou mais. Para falar sobre o assunto, reprisamos na TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, o Vitalidade com a enfermeira Janaína Lima, consultora em aleitamento materno. No dia 6 de agosto, o programa completou oito anos no ar. Nesta quase década, trouxe para a discussão assuntos relevantes sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Um agradecimento especial a todos que fizeram e fazem parte desta história.
TV Câmara - Programa Vitalidade completa oito anos no ar e traz entrevista sobre a importância do aleitamento materno

Foto: Kassiane Michel/CMNH

 A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), promovida anualmente pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, na sigla em inglês), OMS e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais de 170 países. Para marcar a data, são realizadas diversas ações como palestras, rodas de conversas e mamaços – nos quais mães com seus bebês se reúnem para amamentar em público. Em 2020, em função da pandemia, as ações estão sendo realizadas de forma virtual.

Janaína esclarece que o apoio à mulher é essencial para que ela consiga amamentar. “A mãe sozinha não consegue vencer algumas dificuldades, por isso a rede de apoio é fundamental. A gente precisa da família, do pai, das dindas e das avós. Então, é um mês inteiro, no qual temos muitas promoções para falar sobre o assunto, trazer dicas e desmistificar alguns assuntos”, salientou. 

No decorrer do programa Vitalidade, que também está disponível nas páginas da TV Câmara no Facebook e no Youtube, a consultora em amamentação traz dicas para as mamães e futuras mamães, como os cuidados que as mulheres precisam ter com as mamas para evitar machucados. Ela destacou a importância da pega correta da mama, na qual o bebê deve abocanhar toda a aréola do seio e não só o bico. “Amamentação não dói. Se estiver doendo é porque a pega está incorreta e é isso que ocasiona as fissuras e o sangramento”, apontou. 

Janaína também explicou o que é livre demanda - que se trata de oferecer o leite materno sempre que o bebê sente fome e não estipular uma rotina rígida de horário entre as mamadas. Também trouxe esclarecimentos sobre o alto valor nutricional do colostro, primeiro leite produzido pela mãe, a importância da doação de leite materno, como extrair, armazenar e ofertar corretamente quando a mãe precisa se ausentar ou o bebê ingressa em uma escolinha, alimentação da mamãe durante a amamentação, uso de chupetas e mamadeiras e desmame gentil.

Assista o programa da íntegra

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br

Veja a lista completa dos Vitalidades.

registrado em: