TV Câmara - Pancs, kefir e alimentação orgânica são temas do Vitalidade

por Tatiane Souza última modificação 21/12/2018 11h38
23/11/2018 – Plantas alimentícias não convencionais (Pancs), bebidas probióticas, como o kefir, e a importância da alimentação orgânica foram os temas do Vitalidade desta semana, que já está no ar pela TV Câmara, canal 16 da NET, e também na página da TV Câmara do Facebook e no canal do Youtube. O entrevistado foi o jornalista e produtor orgânico Fábio Radke.
TV Câmara - Pancs, kefir e alimentação orgânica são temas do Vitalidade

Foto: Daniele Souza/CMNH

Radke, que também é cozinheiro formado em escola de Gastronomia, falou como as pancs podem enriquecer nutricionalmente a nossa alimentação. “Tem uma série de plantas que podem ser usadas, que vão trazer mais sabor e vitaminas, além de inovar na cozinha. A panc está por toda a parte, mas temos de ter cuidado com sua procedência e higienização”, destacou. Ele frisou que é importante ler bastante sobre o assunto, pesquisar, tirar dúvidas com profissionais especializados. “Não pode sair por aí provando tudo”, alertou o produtor. Segundo ele, o interesse por essas plantas e flores na alimentação, como o dente-de-leão, vem crescendo pela incorporação na alta gastronomia e chefes de cozinha renomados. Radke destacou a importância da ora-pro-nóbis, uma planta rica em proteínas, muito utilizada pelos vegetarianos na substituição da carne. 

O kefir tem ação probiótica, ou seja, possui micro-organismos vivos, cuja ingestão traz benefícios à saúde. Ele ajuda a aumentar a imunidade do corpo e, dentre outros benefícios, melhora a densidade óssea, desinflama o intestino, combate alergias e asma, protege contra o câncer, desintoxica o corpo, melhora a digestão da lactose e pode ajudar quem tem intolerância, além de ser um aliado contra a candidíase. Radke explicou que há dois tipos de kefir, o de leite e o de água, e ensinou algumas receitas práticas e que trazem mais saúde para os adeptos. Ele ainda trouxe mais informações sobre os benefícios da kombucha, que também é uma bebida probiótica, feita a partir da fermentação do chá, geralmente preto, e que pode ser saborizada com frutas. 

Para finalizar a conversa, o jornalista, cozinheiro e também produtor  e proprietário do Sitio Radke falou sobre a importância dos alimentos orgânicos para a saúde das pessoas. 

Assista o programa na íntegra:

Vitalidade 

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos programas 


registrado em: