TV Câmara: Reumatologista e professor da Feevale traz esclarecimentos sobre a fibromialgia

por Tatiane Souza última modificação 07/06/2022 13h00
07/06/2022 - O programa Vitalidade que já está no ar pela TV Câmara NH canal 16 da Claro/Net e pelo Youtube.com/TVCamaraNH traz informações sobre a fibromialgia – doença autoimune caracterizada por dores no corpo, principalmente na musculatura. Quem elucida questões sobre a enfermidade e fala em sintomas, dificuldades no diagnóstico e os tratamentos disponíveis é o reumatologista e professor da Universidade Feevale Rafael Coradin. A fibromialgia é uma das doenças abordadas durante a campanha Maio Roxo.
TV Câmara: Reumatologista e professor da Feevale traz esclarecimentos sobre a fibromialgia

Foto: Lucas Mallmann/TV Câmara NH

Durante o programa, Coradin explica que a fibromialgia é um reumatismo que afeta os músculos, os tendões e as articulações de uma maneira diferente. Segundo ele, o problema é intensificado pela maneira como o cérebro está interpretando o estímulo doloroso.

“Eu gosto de explicar para meus pacientes que é um reumatismo que está lá no cérebro, no centro da dor, e que, por essa razão, o principal sintoma é a dor pelo corpo todo. Ela não tem relação com o uso daquela musculatura nem com nenhum tipo de trauma que o paciente possa ter sofrido. A pessoa simplesmente começa a sentir uma dor que vai aumentando cada vez mais de intensidade e se torna constante”, destaca.

O reumatologista também salienta que os acometidos com fibromialgia sofrem com fadiga, passando por situações em que se sentem cansados até de pensar. Outro sintoma recorrente é sono não reparador, ocasião na qual os enfermos costumam acordar sempre cansados. “Ainda não é possível determinar causas para a doença, mas gatilhos relacionados ao estresse, tanto emocional quanto físico, podem desencadear a síndrome ou alguma crise”, apontou.

O especialista informa que as mulheres são as atingidas, e que a faixa etária mais comum de incidência da doença é de 30 a 40 anos de idade. Conforme ele, no entanto, a fibromialgia pode acometer idosos e até crianças e o diagnóstico é realizado mapeando e entendendo os sintomas clínicos que o paciente apresenta.

Sobre o tratamento, Rafael Coradin destaca que a fibromialgia é uma doença que depende muito da integração entre o tratamento farmacológico e o não farmacológico. Atividades físicas diárias são a principal recomendação para quem sofre com essa doença, além do uso dos medicamentos necessários. O tratamento psicológico também é cogitado em casos nos quais o paciente sofre com o aumento das dores ao passar por situações de ansiedade e depressão, por exemplo. 

Saiba mais sobre a Fibromialgia

* Texto de Gabriela Castro, estagiária de jornalismo na Comunicação da Câmara.

Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br


Para entender ainda mais sobre a fibromialgia, assista ao programa na íntegra e compartilhe com alguém que possa se interessar