TV Câmara NH exibe programação diversificada sobre a pandemia do novo coronavírus

por Tatiane Souza última modificação 02/07/2020 19h18
02/07/2020 – Desde o mês de janeiro, mesmo antes da notificação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, o novo coronavírus têm sido tema constante da programação da TV Câmara NH. Por meio do programa semanal Vitalidade, pesquisadores, professores e diversos especialistas têm falado sobre a origem da doença, propagação pelo mundo, contágio, importância do isolamento e distanciamento social e medidas de biossegurança para conter a sua proliferação. Saúde mental, cuidados especiais com as crianças e idosos, ansiedade infantil e em adultos também foram temas abordados na programação. Todas as entrevistas podem ser acessadas no Youtube.com/TVCamaraNH e também na página da emissora no Facebook.

Assista aos programas na íntegra: 

Rotina Familiar  

A educadora especial e psicopedagoga Tatiana Nesi trouxe esclarecimentos sobre como manter uma rotina familiar saudável, principalmente, durante a pandemia. A especialista falou sobre questões relacionadas ao desfralde, sono, homeschooling e aprendizado, teletrabalho, além de dar dicas para que pais e filhos reforcem vínculos por meio do brincar e da leitura.

Covid-19: mudanças na rotina e impactos psicológicos  

O bate-papo aconteceu pela internet com a psicóloga Carmem Giongo. A especialista destacou a importância do isolamento social como medida para conter a proliferação do novo coronavírus e destacou a necessidade de os governos pensarem políticas públicas relacionadas à saúde mental. Ela tem pós-doutorado em psicologia social e institucional e em antropologia. Além disso, é professora da Universidade Feevale.

Excessos alimentares durante o isolamento social  

A médica Bruna Nogueira Würdig, que atua como endocrinologista e metabologista, falou sobre excessos alimentares e o aumento da ingestão de bebida alcoólica, principalmente durante o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Também explicou os prejuízos que isso traz ao corpo humano.

Uso de máscara e os cuidados no retorno das atividades 

O médico e vereador Raul Cassel fala sobre a importância do uso de máscaras e os cuidados que as pessoas devem tomar no retorno às atividades em meio à pandemia da Covid-19. 

Cuidados para evitar acidentes domésticos 

Devido ao período de distanciamento social e recesso escolar, muitas famílias estão em casa em tempo integral. O médico traumatologista Erik Carvalho fala sobre os cuidados que devemos ter com as crianças para evitar acidentes domésticos. 

Como fazer máscaras de proteção  

A artesã Camila Fleck ensina a fazer uma máscara de tecido para proteção. Importante destacar que devemos sair somente quando necessário, pois o principal cuidado contra a Covid-19 é o distanciamento social. Se puder, fique em casa. 

Manter os cuidados com o mosquito da dengue durante a pandemia do coronavírus  

Em tempos de pandemia da Covid-19, não podemos esquecer os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Quem dá as dicas é a médica veterinária Julyana Sthéfanie Simões Matos, responsável técnica na Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo. 

A importância do equilíbrio emocional para enfrentar a quarentena  

Prestar atenção em nossos sentimentos, clarear as emoções e entender como elas influenciam nosso comportamento e conduta. Esse é o assunto do Dicas de Vitalidade desta semana, gravado pela neuropsicóloga Daniela Henkel Blauth. A especialista também elenca ações essenciais para preservar o equilíbrio emocional durante o período de isolamento social. Ela aponta a necessidade de cuidados como estabelecer uma rotina, mudar de roupa, manter cérebro e corpo ativos e observar a higiene pessoal, a alimentação e o sono. 

Fique em casa e minimize a transmissão de Covid-19 

O professor da Universidade Feevale e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia - SBV, Dr. Fernando Spilki, ressalta a importância de se quarentenar neste momento. E dá dicas importantes para manter a saúde mental durante a pandemia de Covid-19

Como manter a saúde mental durante a pandemia de Covid-19 

A ansiedade é um sentimento muito comum e que se intensifica neste momento de quarentena em função da pandemia do novo coronavírus. Confira como podemos manter a saúde mental neste momento de crise e evitar sintomas de depressão, transtorno obssessivo-compulsivo (TOC), paranoias e outros quadros clínicos. Esse Dicas de Vitalidade foi com o médico Leandro Minozzo, geriatra e nutrólogo.

Avanço da Covid-19 no Brasil

O avanço da Covid-19 no país e os cuidados que governos, profissionais da saúde e a população precisam tomar para evitar o aumento significativo no número de casos da doença foi tema do Vitalidade Especial com o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Dr Fernando Spilki. Ele destacou a importância do isolamento social para a redução do contágio pelo coronavírus.

Coronavírus – Especial terceira idade e grupos de risco 

Os impactos da Covid-19 na terceira idade foi tema do Vitalidade Especial com o médico Leandro Minozzo, geriatra e nutrólogo. Ele fez importantes esclarecimentos sobre como o isolamento social nas próximas semanas será determinante para a redução do contágio pelo coronavírus.

Especial Coronavírus 

O professor da Universidade Feevale e biomédico Vlademir Cantarelli também abordou o coronavírus em sua participação no programa Vitalidade. Ele atua no programa de capacitação de laboratórios de microbiologia em diversos países, em temas como sequenciamento de DNA. Não perca!

Especial Coronavírus 

Coronavírus, a enfermidade causa infecção respiratória, com sintomas de febre, tosse seca e falta de ar. Em casos mais graves, pode provocar pneumonia e até a morte. A entrevista é com o médico-veterinário Fernando Spilki, doutor em genética e biologia molecular, professor da Universidade Feevale e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia.

Outros Vitalidades

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e aborda assuntos relacionados a saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos Vitalidades.