TV Câmara - Meningite: neuropediatra explica como evitar, sintomas e tratamentos

por Tatiane Souza última modificação 04/04/2019 16h13
04/04/2019 – Meningite é uma inflamação das meninges – membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença assusta pais e comunidade escolar, mas é importante ressaltar que não atinge somente crianças, mas também adultos. Tipos mais severos, como as meningites bacterianas, podem deixar sequelas sérias. Outros possíveis causadores da enfermidade são vírus e fungos. Os sintomas parecidos com gripe e dengue por vezes dificultam o diagnóstico precoce, principalmente em bebês. O assunto é sério e, por isso, foi tema do programa Vitalidade desta semana. Em um programa amplo, o coordenador do curso de Medicina da Universidade Feevale, Cleber Ribeiro Alvares da Silva, doutor em neurologia e neuropediatra, trouxe importantes esclarecimentos frisando a importância das vacinações. Ele destaca que, embora alguns casos tenham sido registrados no Vale do Sinos, não há um surto de meningite na região.
TV Câmara - Meningite: neuropediatra explica como evitar, sintomas e tratamentos

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

O neuropediatra salientou que os principais sintomas são febre, muita dor de cabeça, vômito, convulsões em até 20% dos casos, irritabilidade, manchas na pele por todo o corpo (tipo púrpura), prostração e rigidez da nuca – esse último geralmente já em fase avançada da doença. Ele também destacou a queda nos índices de meningites bacterianas, em especial da meningocócica, uma das mais graves e agudas, após a vacina ter sido incluída na caderneta do Sistema Único de Saúde. Durante o programa, que está no ar pela TV Câmara canal 16 da NET e na página da TV Câmara no Facebook, Silva fez uma explanação sobre os tipos de meningite e destacou que as virais são mais brandas.

O tratamento, segundo ele, depende do tipo de meningite, e a detecção precoce é essencial. “Se notarem algum sintoma, levem ao médico, não deixem para amanhã”, alertou o profissional. Ações simples como lavar e higienizar as mãos, os talheres, ventilar os ambientes e usar roupas condizentes com a estação do ano são fundamentais para não propagar a meningite. A doença também é transmitida pelas gotículas de saliva, por meio da própria fala, tosse, espirro ou beijo.

O entrevistado frisou a necessidade de os pais conversarem com o pediatra responsável para, juntos, programarem vacinas adicionais que somente a rede privada oferece, especialmente contra a meningite do tipo B. Na maioria dos casos, há a necessidade de duas doses por criança, com valor que pode variar de R$ 480,00 a R$ 580,00 a dose, em média. Para finalizar, deixou algumas recomendações à comunidade de Novo Hamburgo e região e lembrou que a meningite é uma doença que sempre está presente, mas no inverno costuma atingir um número maior de pessoas.

Assista ao programa na íntegra:

 

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos programas