TV Câmara: Longevidade e treino da memória são temas do programa Vitalidade

por Luís Francisco Caselani última modificação 22/06/2018 18h30
22/06/2018 - A expectativa de vida dos brasileiros ao nascer aumentou em mais de 30 anos de 1940 a 2016 e hoje é de 75,8 anos – um aumento de três meses e onze dias em relação a 2015. Os dados são da tábua de mortalidade de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. O Brasil está envelhecendo e, consequentemente, o número de idosos aumenta gradativamente. Para conversar sobre longevidade, qualidade de vida e também treino da memória a neuropsicóloga Daniela Henkel Blauth participou do programa Vitalidade, que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da NET, desde 2012.
TV Câmara: Longevidade e treino da memória são temas do programa Vitalidade

Foto: Viccenzo Zang/CMNH

Daniela trouxe importantes esclarecimentos sobre o termo ginástica cerebral, sobre os tipos de atividades que estimulam a cognição e também sobre a estimativa de vida dos brasileiros, das mulheres e dos gaúchos. A entrevista foi concedida à jornalista Tatiane Lopes. 

Daniela Henkel Blauth é graduada em Psicologia pela Universidade Feevale, com ênfase em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano, Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela mesma Universidade, com foco em envelhecimento bem-sucedido e qualidade de vida. Daniela também é graduada do curso de formação em Neuropsicologia pela USP, possui curso de especialização na mesma área pela PUC-RS e é membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer, Doenças Similares e idosos de Alta Dependência – Abraz da sub-regional de Novo Hamburgo. Ela ainda é integrante do grupo Ativamente. 

Essa e outras edições do Vitalidade podem ser assistidas também pelo Youtube.com/tvcamaranh