TV Câmara grava palestra sobre o Proerd para congresso internacional de segurança pública

por Daniele Silva última modificação 15/06/2022 20h27
15/06/2022 – A edição gaúcha do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) será apresentado na 34ª Conferência Internacional de Treinamento do D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). A palestra, ministrada pelo comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Cilon Freitas da Silva, foi gravada no estúdio da TV Câmara Novo Hamburgo. O evento ocorre entre os dias 13 e 14 de julho no formato online.
TV Câmara grava palestra sobre o Proerd para congresso internacional de segurança pública

Foto: Daniele Souza/CMNH

O presidente Cristiano Coller (PTB) defendeu a parceria entre o Legislativo e as forças de segurança, especialmente em atividades educativas como o Proerd. O parlamentar colocou a Casa à disposição para auxiliar na divulgação de ações da Brigada Militar.

O tenente-coronel Cilon enfatizou a importância do Proerd, reconhecido como política pública em Novo Hamburgo por meio da Lei nº 2.538/2013. Conforme o comandante, após um período de formação no formado híbrido, em 2022, o programa voltou a ocorrer de forma presencial no município. O objetivo é atender cerca de dois mil alunos das redes pública e privada ao longo do ano.

Sobre o Proerd

O Proerd surgiu em Los Angeles, nos Estados Unidos, no início dos anos 1980, após a constatação de que a maioria dos jovens presos tinha envolvimento com drogas. Ao longo dos anos, foi adotado por diversos países. No Brasil, o programa iniciou em 1992, na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que buscava estratégias alternativas ao policiamento tradicional. Em 1998, os primeiros instrutores da Brigada Militar foram formados. Hoje o programa é uma política pública no estado do Rio Grande do Sul.

registrado em: