TV Câmara: Livro auxilia cuidadores de pessoas com Alzheimer a não adoecerem

por Tatiane Souza última modificação 07/06/2022 13h08
24/05/2022 – O novo programa Vitalidade, que já está no ar pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro/Net, e pelo youtube.com/TVCamaraNH, traz como tema os impactos sociais e emocionais sofridos por quem cuida de alguém com a demência de Alzheimer. O nutrólogo, geriatra e professor da Universidade Feevale Leandro Minozzo falou sobre esses e outros tópicos que estão em seu livro recentemente lançado: "Como cuidar de um familiar com Alzheimer e não adoecer", da editora Sulina.
TV Câmara: Livro auxilia cuidadores de pessoas com Alzheimer a não adoecerem

Foto: Vicenzzo Zang/TV Câmara NH

Minozzo destaca que familiares que cuidam de alguém com Alzheimer ou outra tipo de demência têm suas vidas afetadas e muitas vezes adoecem. O livro, segundo ele, vem justamente no intuito de ajudar os cuidadores a compreenderem melhor essa complexa e inesperada tarefa de zelar por alguém que se torna dependente de cuidados integrais. Para o autor, quanto antes os familiares olharem para si e buscarem ajuda, menores serão as possibilidades de adoecerem no decorrer do processo. 

Alguns dos temas abordados no livro são o luto antecipado do cuidador, o estresse de quem cuida, como identificar e aumentar a sua resiliência e, ainda, como encontrar um sentido para o ato de cuidar. Além disso, a publicação traz, de forma leve e prática, estratégias para diminuir a sobrecarga dos familiares. "O livro foi escrito da maneira mais clara e objetiva possível para que quem inicie a leitura tenha o interesse de terminá-la", destacou Minozzo.

Segundo o geriatra, também é muito comum que os cuidadores negligenciem a própria saúde em prol dos cuidados com o familiar. Ele contou, por exemplo, que uma cuidadora sofria com dores na barriga e não buscava ajuda médica por, naquele momento, estar direcionando seus cuidados exclusivamente à mãe, que estava com Alzheimer. Por fim, disse o especialista, ela acabou descobrindo que as dores eram, na verdade, reflexo de um tumor.

"Hoje em dia é essencial o olhar para o cuidador, ainda mais quando se pretende proporcionar um cuidado de alta qualidade para a pessoa com demência. Logo, é preciso se atentar a sintomas, tanto emocionais quanto físicos, de que sua saúde possa estar sendo prejudicada. É possível cuidar bem e preservar a própria qualidade de vida, escapando das estatísticas de adoecimento", reflete Minozzo. Em seu livro, ele indica os caminhos que podem ser seguidos para que isso seja possível.

Minozzo possui outras iniciativas com o objetivo de trazer informações e novidades para familiares e cuidadores. O Correio de Alzheimer é um informativo enviado mensalmente aos interessados de forma gratuita. Para saber mais e se cadastrar, basta acessar o site www.leandrominozzo.com.br.

Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

* Texto de Gabriela Castro, estagiária de jornalismo na comunicação da Câmara.

Para compreender um pouco mais sobre questões relacionadas ao Alzheimer e ao adoecimento de cuidadores, assista abaixo ao programa na íntegra:

registrado em: