TV Câmara - Entrevista aborda educação para cidadania em Novo Hamburgo

por Daniele Silva última modificação 05/11/2021 18h04
05/11/2021 - Mais de 130 atividades de capacitação e aproximação ao cidadão foram realizadas pela Escola do Legislativo nos sete anos da instituição. Em parceria com a Secretaria de Educação do município, uma das iniciativas envolve crianças de escolas públicas em todo processo legislativo municipal. O projeto Vereador Mirim, realizado entre 2017 e 2019 e pausado em virtude da pandemia, obteve reconhecimento nacional ao ser citado como exemplo de participação social no Guia do Parlamento Aberto 2020. Confira como a educação pode atuar para fortalecer a cidadania na edição mais recente Espaço Livre, programa exibido pela TV Câmara NH, no canal 16 da Claro/NET, e também no YouTube da emissora.

Na entrevista, a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, fala sobre o trabalho desenvolvido no setor. Com parcerias, o setor atua na capacitação interna dos servidores, vereadores e assessores parlamentares, além de promover atividades de educação também para os cidadãos hamburguenses. A servidora destaca como o projeto foi desenvolvido e melhorado nos três anos de execução e quais resultados geraram nas pessoas envolvidas.

Adriane Brevia é gerente de ensino fundamental da Secretaria de Educação do município. A gestora aponta, na conversa, a importância das parcerias com o Executivo para uma maior aproximação da população com o poder público e para criar uma cultura de participação. "Na medida em que a gente tem sujeitos mais críticos, atuantes e participantes, a gente também tem uma sociedade que se constitui de maneira diferenciada", defende.

 

Assista ao programa na íntegra:

 

 Guia do Parlamento Aberto

O Guia do Parlamento Aberto norteia ações para que as casas legislativas se tornem cada vez mais abertas para a sociedade e apresenta exemplos de boas práticas em relação à quatro eixos: comunicação; transparência legislativa; transparência administrativa e participação social. O objetivo é inspirar os parlamentos na busca de suas próprias estratégias e soluções.

De acordo com o Guia, as ações de participação social (eixo em que o Vereador Mirim foi citado) estimulam o envolvimento ativo e facilitam o acesso e a intervenção da sociedade civil organizada e dos cidadãos nas diferentes fases do processo legislativo e nas ações de avaliação de políticas públicas e de fiscalização dos demais poderes. Para isso o Parlamento deve possibilitar que os cidadãos participem efetivamente das atividades do Poder Legislativo e de suas tomadas de decisão. A participação cidadã na tomada de decisões confere maior legitimidade e engajamento social na esfera do Legislativo. 

A divulgação das ações exemplares foi coordenada pela Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e Senado Federal, por meio do programa Interlegis, como parte da Parceria para o Governo Aberto (Open Government Partnership).